A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias da Criança e do Adolescente e da Cultura, premiou crianças e adolescentes que participaram dos concursos de Redação e de Frases. A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2024 foi o tema dos concursos, que reuniram mais de 300 participantes em seis categorias (confira abaixo a lista de vencedores). A premiação ocorreu na terça-feira, 10, no piso superior do Terminal Urbano.
O Concurso de Frases, que está na segunda edição, teve a participação de 252 crianças e adolescentes que estiveram no estande da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança) durante a Flim. Para incentivar a criatividade e a escrita, os participantes responderam a pergunta ‘Qual a importância da leitura para você?’. A escolha dos vencedores foi feita em votação popular.
Já o Concurso de Redações, que foi realizado pela primeira vez, reuniu crianças e adolescentes atendidos pela rede socioassistencial do município e teve como tema ‘Descreva a sua participação na 11ª Festa Literária de Maringá e a contribuição do vale-livro para essa experiência’. Durante a Flim, o município distribuiu 10 mil vales-livros, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e com apoio financeiro do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Ao todo, foram 79 redações analisadas por uma comissão avaliadora.
“A leitura e a escrita ampliam os horizontes das nossas crianças e adolescentes e são vitais para o desenvolvimento, convívio social e comunicação dos nossos jovens. Esse concurso é mais uma ação do município para incentivar esse hábito”, destaca a secretária da Criança e do Adolescente, Amália Regina Donegá.
Todos os finalistas dos concursos receberam kits com livros de literatura para fomentar o interesse e o hábito pela leitura e escrita. Além disso, durante a cerimônia, o município entregou cerca de 1,1 mil livros e gibis para organizações da rede socioassistencial. Os livros foram adquiridos durante a Flim 2024, com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Já os gibis ‘A Turma da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente’ foram adquiridos por meio do Instituto Maurício de Souza.
- Confira os vencedores do Concurso de Frases:
Categoria Crianças | Sofia Catarim Demis, aluna da Escola Municipal Paulo Freire
“A leitura me dá conhecimento, imaginação e faz com que eu me divirta e viva aventuras. Sem contar o prazer que sinto ao terminar uma história e descobrir o final”
Categoria Pré-adolescentes | Ana Beatriz Megumi Takahashi Zancanaro, aluna do Colégio Santo Inácio
“Me leva para outros mundos que nunca conheci, aprendo lições que para sempre levarei, conecta pessoas e amizades para toda a vida, mostra que toda história com um começo ruim pode ter um final feliz, basta buscá-lo”
Categoria Adolescentes | Vitória Silva Carvalho, aluna do Colégio de Aplicação Pedagógica - UEM
“A leitura mudou a minha vida, ela propôs novas perspectivas de vida, educação de qualidade, consciência de classe e de privilégios. É aprofundar o repertório social e conhecer novas perspectivas para o futuro”
- Confira os vencedores do Concurso de Redação:
Categoria Crianças
Pietra Victória Guezzi, do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos
Categoria Pré-adolescentes
Evelyn Camilli Mazate de Souza, do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos
Categoria Adolescentes
Carlos Eduardo Santos da Silva, do Ceebja Professor Manoel Rodrigues
(Texto: PMM. Foto: Fábio Reina/PMM)