Offline

Corais infantojuvenis de Maringá se apresentaram na UEM
Notícias de Maringá
Publicado em 11/12/2024

Num evento ocorrido, nesta semana, no auditório do Bloco B-33, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), diversos grupos se apresentaram durante o Encontro de Corais Infantojuvenis de Maringá.

O evento contou com a participação dos seguintes corais: Coral Infantojuvenil da UEM, Coral Diderot (Prefeitura de Maringá), e os corais do Projeto Paraná Canta, da Secretaria de Estado da Educação (SEED), vinculados aos colégios estaduais Vinícius de Moraes e Elvira Balani dos Santos.  

A cerimônia reuniu um público de mais de 200 pessoas com aproximadamente 100 crianças e adolescentes cantando no palco. A coordenação do Encontro foi do professor Paulo Lopes, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC); da acadêmica Tamyres Alves Oliveira; e do regente e ex-acadêmico do DMC, Gabriel Gobbi (Sesc/Maringá).

As apresentações tiveram, ainda, como regente, a professora convidada Ana Lúcia Gaborim-Moreira. Ela é docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenadora geral do Projeto Paraná Canta.

Para o coordenador do Encontro, o canto coral é umas das áreas mais importantes para a formação geral do ser humano. “A criança e os adolescentes podem desenvolver diversas habilidades e ter muitos benefícios que vão refletir positivamente por toda a sua vida”, diz Lopes, esclarecendo que “o canto coral desenvolve a voz, ajudando as crianças a fazer uma transição mais tranquila durante a muda vocal”.

Ainda segundo o professor, trata-se de uma atividade que desenvolve, além de habilidades musicais como a percepção auditiva, a percepção vocal e o cantar com qualidade e afinação, “faz com que as crianças e adolescentes melhorem seu convívio social, se tornando mais comunicativas em público, proativas, concentradas, aumentando seu interesse por outras áreas de conhecimento como matemática, línguas, literatura, dentre outras”.

Na concepção de Lopes, a prática do canto coral para essa faixa etária contribui, em suma, para a formação de um cidadão mais útil e participativo em nossa sociedade. 

(Paulo Pupim/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!