No próximo sábado (14), às 18h, o Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC) realiza o evento Cine NEC UEM na Sala Cine UEM, com a exibição da reestreia do curta-metragem Quase tudo sobre minha avó e a leitura do roteiro O bailado de mamãe na rodilha da saudade.
O NEC é um projeto de pesquisa ligado ao curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenado pelo Prof. Dr. André Luís Rosa, o NEC se insere no encontro entre o audiovisual, a cena e a educação, visando experimentar a criação em diversos formatos audiovisuais. No Cine NEC UEM, a programação é dedicada à trilogia "o amor como política dos afetos", uma proposta audiovisual do NEC com foco no amor e seus modos de existência. O evento começa com a estreia da nova edição do curta-metragem Quase tudo sobre minha avó, o primeiro filme da trilogia. Produzido pelo NEC em parceria com a produtora audiovisual Dunas Filmes, a primeira versão do curta-metragem foi exibida pela primeira vez em maio de 2023 no Auditório Hélio Moreira (Maringá/PR). Desde então, o filme tem marcado presença em mostras, festivais e eventos realizados nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Goiás.
O roteiro retrata um escritor que, a caminho de uma despedida, se depara com alguns registros feitos pela sua avó. Nesse percurso, ele navega nas memórias do passado enquanto lida com os imprevistos do presente. Agora, em sua nova edição, o curta-metragem traz novas perspectivas sobre as histórias narradas pela avó, criando outras camadas de sentido dentro da estrutura proposta inicialmente.
Após a exibição, será realizada a leitura do roteiro do curta-metragem “O bailado de mamãe na rodilha da saudade”, segundo trabalho da trilogia, que aborda o amor na perspectiva de uma mulher campesina com muito apreço aos bailes.Em uma narrativa repleta de memórias, revelações, esquecimentos, pausas e compulsórios padrões sociais, o roteiro pretende tensionar as intersecções geracionais e existenciais que permeiam nossos construtos de amor e amorosidade. Ao fim da leitura, será realizada uma roda de conversa sobre o processo criativo do projeto, discutindo suas metodologias de criação e estratégias para a elaboração do roteiro O projeto da escrita do roteiro foi produzido com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC). Lei Complementar n°195/2022 - Lei Paulo Gustavo - Ministério da Cultura, Prefeitura do Município de Maringá - Secretaria de Cultura de Maringá.
A Sala Cine UEM, que recebe o evento, também é novidade no audiovisual maringaense. Inaugurada em dezembro de 2024, o equipamento cultural tem foco em exibições e debates sobre produções audiovisuais por meio do projeto de extensão Cine UEM e ações do curso de Comunicação e Multimeio da UEM. O espaço está localizado no bloco 36 do Campus Sede da UEM.
A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos. Para saber mais sobre as ações do NEC, basta seguir o perfil do projeto no instagram.
Serviço
Cine NEC UEM
Data: 14/12/2024
Horário: 18h
Ingressos: gratuitos
Classificação indicativa: 12 anos
Quase tudo sobre minha avó
Sinopse: Dentro de um Fusca, a caminho de uma despedida, o neto se depara com alguns registros feitos por ele sobre sua avó. Nesse percurso, as ausências do passado, os imprevistos do presente e as probabilidades de futuro se confundem e navegam entre memórias, afetos, amores, violências e esquecimentos.
“No meu mundo secreto, onde crio minha própria narrativa, todos revivem e morrem a todo momento.”
O bailado de mamãe na rodilha da saudade
Sinopse: Na véspera do seu aniversário de 70 anos, Vera compartilha seus segredos com o seu filho e confidente. Em meio aos cafezais do interior do estado de São Paulo, ela dança suas dores e amores como um ritual de abertura às decisões do presente. Para colher o café, é preciso fazer a rodilha e sacudir a poeira do chão de terra batida.
(Assessoria)