Para otimizar o gerenciamento de toda a rede municipal de ensino e facilitar o acesso da comunidade aos serviços, a Prefeitura de Maringá lançou na segunda-feira, 16, o Sistema de Gestão da Secretaria de Educação. A ferramenta possibilitará a digitalização de diversos processos, incluindo a realização de matrículas de forma online, controle de estoque de materiais e da frota escolar, entre outros. Durante o evento, também foram apresentados novos materiais que serão entregues no ano letivo de 2025 e os os avanços que colocaram a cidade com o melhor índice de crianças alfabetizadas e o maior Ideb da história.
Com o Sistema de Gestão, a equipe da Secretaria de Educação terá acesso, de forma online, a todas as informações das 118 unidades de ensino, incluindo dados dos servidores e alunos. A ferramenta proporcionará uma gestão completa das unidades, com dados sobre estoque de materiais, transporte escolar, merenda escolar e também possibilitará a realização de avaliações de forma online.
“A digitalização dos processos é uma marca do nosso trabalho, sempre com foco na transparência, eficiência dos atos do município e facilidade do acesso aos serviços públicos. A nova ferramenta da Secretaria de Educação vai otimizar o trabalho da equipe e permitir uma gestão ainda mais estratégica das unidades escolares, além de facilitar o acesso dos pais e responsáveis aos serviços das unidades escolares, como a realização de matrículas”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
Além do lançamento do Sistema de Gestão, a Prefeitura de Maringá também apresentou os novos materiais que serão entregues para alunos e professores no próximo ano. O kit de uniforme, que foi totalmente reformulado desde 2017, ganhará novos itens em 2025, como body para bebês da educação infantil. Os servidores também serão contemplados com nova bolsa, blusa de lã e um novo uniforme específico para os professores de educação física.
Melhor educação do Brasil - Durante o lançamento do Sistema de Gestão, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, também apresentou o balanço de ações e projetos que levaram a rede municipal de ensino ao topo dos rankings de qualidade educacional. Com grandes obras, valorização dos profissionais de educação, equipamentos inovadores e metodologia de ensino acolhedora, a rede municipal de ensino alcançou nota de 7,2 no Ideb, a maior pontuação entre as cinco maiores cidades do Paraná, e tem o maior percentual de crianças alfabetizadas, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Durante o evento na segunda-feira, a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, entregou ao prefeito Ulisses Maia a premiação conquistada pelo município durante o Fórum Estadual Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR). A cidade foi premiada pela maior taxa de alfabetização de crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental entre todos os municípios paranaenses com mais de 200 mil habitantes e pelo resultado no Ideb. Maringá é a oitava cidade brasileira com o melhor resultado de alfabetização.
“Além do lançamento do Sistema de Gestão, realizamos uma prestação de contas dos avanços e projetos implantados nos últimos anos na rede municipal de ensino. O município transformou a educação, com práticas pedagógicas envolventes e inovadoras, além do forte investimento em materiais de qualidade e novas estruturas educacionais amplas e modernas”, afirmou a secretária de Educação, Nayara Caruzzo.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)