A aluna Helen Maysa Dragonetti Neves, do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, mediado pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead), da Universidade Estadual de Maringá - UEM, em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR), e coordenado pelo professor Augusto Cesare de Campos Soares, do Departamento de Administração (DAD), obteve o 2º lugar na 4ª edição do Prêmio “Práticas que Transformam”, com o projeto “Manobras de Compressão Abdominal para Desobstrução das Vias Aéreas”.
O trabalho foi desenvolvido sob orientação do professor Lúcio Paulo Alves Pires, da UEM, e coordenador de extensão do curso durante as disciplinas de Extensão Universitária em Instituições Públicas.
O Projeto
A iniciativa nasceu de um questionamento relacionado à Lei Lucas (Lei nº 13.722/18) e se destacou por capacitar professores e funcionários da rede municipal de ensino em manobras de primeiros socorros, como a manobra de Heimlich, para garantir um ambiente escolar mais seguro. Realizado no município de Maringá, o projeto contou com a colaboração do bombeiro militar Mário Castilho, da coordenadora do Polo UAB de Astorga, professora Adriana Cheron, da acadêmica Marly Hoflinger, do curso de Tecnologia em Gestão Pública – UVPR/UEM/UAB, e do professor Julio Cesar Lourenço, tutor do curso, promovendo um impacto significativo na proteção de crianças e no fortalecimento da cultura de segurança no ambiente escolar.
Resultados e Reconhecimento
A avaliação do projeto apontou altos índices de satisfação e aplicabilidade prática, com 92% dos participantes destacando sua relevância para o interesse público. Além disso, o aprendizado proporcionado foi amplamente elogiado, reforçando a importância de iniciativas extensionistas que transformam a sociedade.
Para o professor Campos Soares, este prêmio reafirma o compromisso da UEM com a formação de profissionais engajados e comprometidos com a transformação social, destacando a relevância da extensão universitária como ponte entre a academia e a comunidade.
O Prêmio
A organização do prêmio é da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), por meio de sua Câmara Técnica de Educação. A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas e de gestão nas unidades escolares, valorizando as ações que promovem a educação por meio de ideias inovadoras.
(Paulo Pupim/Comunicação UEM)