O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 inicia o período de inscrições na sexta-feira (17) e finaliza o prazo na próxima terça (21). Para concorrer, os estudantes precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, cujo resultado foi divulgado na segunda-feira (13). Além disso, não podem ter zerado a redação nem prestado o exame na condição de treineiros.
Nesta edição do Sisu, a Universidade Estadual de Maringá oferta 639 vagas, divididas em 52 cursos de graduação de diferentes turnos e câmpus - Sede (Maringá), Arenito (Cidade Gaúcha), Cianorte, Goioerê, Umuarama e Vale do Ivaí (Ivaiporã). Do total, 328 vagas são de ampla concorrência e 311 voltadas a ações afirmativas, sendo 115 para cotas sociais para negros; 141 para cotas sociais; 22 para negros e 33 exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD). As informações de cada curso estão disponíveis no edital publicado pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (PEN).
Como participar
As inscrições no Sisu são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, é preciso acessar com os dados do portal gov.br e preencher o perfil socioeconômico. Cada candidato pode escolher até duas opções de cursos, turnos ou universidades, que podem ser alteradas durante o período de inscrições.
A partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso diariamente, o que ajuda na tomada de decisão dos candidatos. Para a seleção, são consideradas as notas obtidas nas diferentes áreas do conhecimento da prova do Enem - Redação; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Conforme o Termo de Adesão ao Sisu 2025, a UEM aplica o mesmo peso para todas as notas, independentemente do curso escolhido.
Quem tiver dúvidas, pode acessar o site sisu.mec.gov.br e verificar o passo a passo.
Cronograma Sisu
Abertura das inscrições: 17 de janeiro
Encerramento: 21 de janeiro
Resultado: 26 de janeiro
Matrículas: 27 de janeiro a 4 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
Convocações da lista de espera: a partir de 11 de fevereiro
(Texto: Mônica Chagas/UEM. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)