A seleção brasileira masculina arrancou a classificação para a segunda fase do Mundial de Handebol masculino ao vencer de virada os Estados Unidos por 31 a 24, em Oslo (Noruega), no domingo (19). O país avançou na segunda colocação do Grupo E, com dois triunfos, atrás apenas da seleção portuguesa, líder da chave, com 100% de aproveitamento nas três partidas. A Noruega assegurou a terceira vaga, e os EUA deram adeus à competição, com três derrotas seguidas.
O Brasil volta à quadra na próxima quarta-feira (22), contra um dos três classificados do Grupo F – o adversário será definido ao término dos jogos deste domingo (19). A chave já tem duas seleções classificadas: Suécia e Espanha, que despontam como favoritas ao título. A terceira vaga ainda está em disputa por Chile e Japão.
A equipe brasileira entrou em quadra sob pressão, depois do revés sofrido na última sexta (17), quando foi superada por Portugal por 26 a 30. Hoje só vitória interessava. No primeiro tempo da partida de hoje, a seleção falhou na defesa e atacou menos do que poderia. O Brasil só abriu o placar aos seis minutos, com Rudolph Hackbarth e viu os norte-americanos, sem tradição no handebol, abrirem 4 a 1 de vantagem. Os brasileiros ainda conseguiram reagir e virar o marcador para 6 a 5, mas o rendimento voltou a cair e os EUA foram para o intervalo ganhando da seleção por 12 a 10.
Na segunda etapa, o time comandado pelo técnico Marcus Tatá voltou à quadra com mais velocidade e começou a encaixar os contra-ataques. Com oito minutos de jogo virou o placar e passou a ditar o ritmo do jogo até selar a vitória e classificação. Entre os melhores desepenhos do lado brasileiro, destacaram-se Rudolph, artilheiro da seleção, que anotou hoje oito gols, e Joel com sete gols,
“Precisamos parabenizar os Estados Unidos pelo primeiro tempo. Eles foram muito bem. Acredito que o Brasil sentiu um pouco de ansiedade na primeira parte da partida. Não conseguíamos parar o ataque deles e tivemos muita dificuldade em quadra, principalmente na transição para o ataque”, analisou o treinador Marcus Tatá. “No segundo tempo, defendemos melhor. Conseguimos tirar alguns gols de contra-ataque que nos deu a vitória. Foi um resultado muito importante pelas circunstâncias da partida e pela necessidade da vitória para permanecermos na competição sem depender de outros resultados”, concluiu o técnico.
O Mundial de Handebol começou com 32 seleções na primeira fase, divididas em oito grupos de quatro equipes cada. Somente as três primeiras colocadas de cada grupo vão para a segunda fase - também em formato de grupos (serão quatro chaves com seis times cada). A partir daí, as duas melhores seleções em cada grupo garantirão vaga nas quartas de final (mata-mata). A decisão do título está programada para 2 de fevereiro, em Oslo (Noruega).
(Texto: Agência Brasil)