Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos de graduação a distância (EaD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os interessados têm até o dia 12 de fevereiro para se inscrever, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50. Todo o processo deve ser realizado exclusivamente on-line no site oficial do vestibular da UEM.
Neste ano, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - programa federal que viabiliza cursos EaD em Instituições de Ensino Superior Públicas -, a UEM oferece seis opções de graduação. As graduações serão oferecidas em 27 Polos de Apoio Presencial espalhados por todo o Paraná e as aulas são realizadas 100% on-line, com a presença exigida apenas para avaliações e estágios.
Cursos ofertados
• Bacharelado em Administração Pública
• Licenciatura em Ciências Biológicas
• Licenciatura em História
• Licenciatura em Letras Português/Inglês
• Licenciatura em Pedagogia
• Tecnologia em Gestão Pública (início das aulas no segundo semestre de 2025).
Novo modelo de seleção
Uma das novidades deste ano é a reformulação do processo seletivo, que agora será realizado por meio de uma redação on-line, com tamanho de 1.000 a 1.250 caracteres. A diretora do Núcleo de Educação a Distância da UEM, professora Fabiane Freire França, explica que essas mudanças foram elaboradas para atender às demandas dos polos UAB e tornar o vestibular mais acessível. “A taxa foi reduzida para R$ 50, e o formato on-line elimina a necessidade de deslocamentos, oferecendo maior inclusão e praticidade para os candidatos”, destaca.
Os candidatos deverão apresentar o histórico escolar que comprove a conclusão do ensino médio e realizar a redação no dia 23 de fevereiro, de forma remota. O resultado será divulgado no dia 13 de março, e as aulas iniciarão em 10 de abril, exceto para o curso Tecnólogo em Gestão Pública, que começará no segundo semestre de 2025.
Qualidade garantida
O coordenador da UAB-UEM, professor José Ricardo Falco, destaca que a EaD da UEM mantém a tradição acadêmica de excelência. “O corpo docente é o mesmo dos cursos presenciais, e o modelo pedagógico é focado na interação contínua entre alunos, tutores e professores, com materiais didáticos elaborados para proporcionar uma experiência de aprendizado completa e integrada”, afirma.
Para mais informações, visite o site oficial do vestibular da UEM.
(Marilayde Costa/Comunicação UEM)