A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou período para solicitação ou recarga do Passe do Estudante. O pedido deve ser feito até 31 de março pelo site da prefeitura (clique aqui). O passe do estudante é subsidiado 100% pela Prefeitura de Maringá e garante o transporte gratuito de maringaenses que estudam em instituições de ensino fundamental, médio e superior.
Para realizar a solicitação dos cartões é necessário preencher o formulário disponível no site, inserir documentos pessoais, número do cadastro imobiliário, escola e linhas de ônibus. Confira os critérios para obter o Passe do Estudante:
- Estar matriculado no ensino fundamental, médio ou superior com aulas presenciais nas redes municipal, estadual ou particular;
- Residir e estudar em Maringá ou nos distritos de Floriano e Iguatemi;
- Morar a uma distância mínima de mil metros da instituição de ensino;
Para os cartões novos, a emissão ocorre em até 20 dias após efetuar o pedido. A retirada deve ser feita na instituição de ensino em que o aluno está matriculado. Os estudantes que já têm o cartão devem atualizar os dados no site e solicitar a recarga, que será efetivada em até cinco dias úteis.
Os estudantes podem usar dois créditos diários, entre segunda e sexta-feira, no período entre às 5h e a meia-noite, com horário de funcionamento variado pelo turno em que frequenta as aulas: das 5h às 14h (período matutino), das 11h às 20h (período vespertino), e das 17h até a meia-noite (período noturno). Alunos que estudam em período integral ou fazem contraturno escolar devem informar a situação durante o cadastro para ampliar o horário de liberação do passe.
Segunda via - Estudantes que têm o Passe do Estudantes e perderam o cartão podem solicitar a segunda via, mediante pagamento de taxa de R$ 24. Nestes casos, o aluno ou responsável deverá fazer o pedido na loja da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), no Terminal Urbano. Após 24 horas, o estudante poderá realizar a recarga pela internet (clique aqui).
(Fonte: PMM)