A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, implantou projeto piloto para garantir mais eficiência ao serviço de recolhimento de inservíveis, como sofás, colchões e móveis em geral. O recolhimento é realizado por empresa contratada pelo município e que recebia o valor de uma diária completa, mas o serviço era realizado até às 14h. Por meio do projeto piloto, o serviço foi ampliado e passou a ser realizado até 17h, sem nenhum custo adicional para o município.
“Estamos avaliando todos os serviços prestados pelas empresas terceirizadas e fazendo ajustes necessários para tornar o atendimento da população mais ágil e eficiente. O que nós fizemos foi atuar com planejamento e estratégia, melhorando um serviço sem nenhum custo adicional”, destacou o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.
Apenas em uma tarde de trabalho, no período das 14h às 17h, as equipes recolheram cerca de 8 toneladas de inservíveis, como sofás e móveis em geral. O serviço foi realizado em regiões mapeadas pelo município e que tem maior acúmulo destes materiais descartados de forma irregular.
A Prefeitura de Maringá destaca que tem um canal para que a comunidade solicite o descarte correto de inservíveis. De forma fácil, rápida e acessível, a comunidade pode solicitar o recolhimento dos objetos por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura (clique aqui). A solicitação deve ser feita na aba ′recolhimento de inservíveis′. Com o agendamento, os materiais são recolhidos na casa do contribuinte no dia agendado. Podem ser descartados dois itens por residência no mês.
(Fonte: PMM)