Maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 79 gols, Neymar completa nesta quarta-feira (5) seu 33º aniversário. O jogador foi contratado neste início de 2025 pelo Santos, clube que o revelou na juventude e no começo de sua carreira como profissional.
Pelo Santos, ganhou três Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana. Logo, chegou à Seleção Brasileira, por onde disputaria três Copas do Mundo, e despertou o interesse de grandes clubes europeus.
Em 2013, foi um dos principais jogadores da Amarelinha na conquista da Copa das Confederações. Na sequência, ele foi contratado pelo Barcelona e fez parceria com Messi e Luís Suárez.
Na temporada 2014-2015, quando o Barcelona se sagrou campeão da Champions League, Neymar teve papel fundamental e foi o artilheiro da competição, com 10 gols.
A galeria de títulos que ele conseguiu durante sua passagem pelo Barcelona inclui ainda uma Supercopa da Espanha, duas edições da La Liga, três Copas do Rei e a Copa do Mundo de Clubes
Neymar também tem no currículo a primeira medalha de ouro do Brasil no futebol masculino da Olimpíada, conquistada nos Jogos do Rio, em 2016.
Em agosto de 2017, ele se transferiu do Barcelona para o PSG. No clube francês, Neymar foi pentacampeão nacional, venceu três edições da Copa da França, duas da Copa da Liga Francesa e outras três Supercopas da França
Ao longo de sua carreira, Neymar foi artilheiro de várias competições, além da edição 2014-15 da Champions League. Entre as quais, foi o goleador da Copa do Brasil de 2010, com 11 gols, da Libertadores de 2012, com 8 gols, e da Copa do Rei de 2014, com 7 gols.
A CBF parabeniza Neymar pelo seu 33º aniversário.
(Fonte: CBF)