Offline

Na UEM, primeiros colocados de Vestibular e PAS escolhem Medicina para ajudar pessoas
Notícias de Maringá
Publicado em 05/02/2025

A conquista de uma vaga em uma universidade pública e gratuita, reconhecida pela qualidade do ensino, exige dedicação e persistência, especialmente nos cursos mais concorridos, como Medicina. No Vestibular de Verão 2024 e no Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), dois jovens se destacaram: João Vitor de Oliveira Forli, primeiro colocado geral do vestibular, e Daniel Bento Xavier, primeiro lugar geral do PAS. Mais do que a aprovação, ambos compartilham um propósito comum: seguir a carreira médica para transformar vidas.

Após sua terceira tentativa para ser aprovado na UEM, o jovem maringaense João Forli, de 20 anos, realizou seu sonho, e de forma mais que especial. Além de conseguir uma vaga em Medicina, ele foi o primeiro colocado na classificação geral do Vestibular de Verão 2024. Ele alcançou 351,1 pontos, de um total máximo de 420.  

Forli conta que sabia que tinha uma nota boa, mas que não tinha certeza se seria suficiente para garantir a vaga no curso mais disputado da UEM. “Foi um choque muito grande quando abri o edital, entrei e vi a lista e meu nome em primeiro lugar, eu só fechei o olho e ajoelhei. Foi muito forte”, comemora. 

O calouro chegou a fazer vestibular em outras universidades, mas revela que seu sonho era estudar na UEM, pois a considera uma excelente universidade. Para alcançar a aprovação, ele revela a receita: “estudar todos os dias, assistir às aulas, fazer anotações e exercícios e também fazer aulas extras para as matérias que sente mais dificuldade. Acho que a palavra é persistência. Tem que persistir, se esforçar sempre um pouquinho todo dia”, finaliza. 

Sua inspiração para cursar Medicina veio dos tios, que são médicos. “Sempre fui muito interessado nesta área e achei que seria um desafio bacana, além de ser um trabalho que ajuda muito as pessoas. Meu tio é anestesista, mas também gosto da área de cirurgia. Vamos ver durante o curso.” 

Apesar de recomendar o estudo diário, Forli lembra que é preciso encontrar tempo para o lazer com os amigos e familiares. “O lazer, para mim, foi essencial para manter a cabeça distraída, porque a vida de cursinho é maçante. A gente precisa de um momento nosso para sair com amigos, fazer academia, ficar com a família”, frisa, agradecendo todo apoio que recebeu de amigos, namorada e familiares. 

Melhor colocado no PAS 

Daniel Bento Xavier, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral do PAS 2024. Aprovado no curso de Medicina, ele mudou de escolha há pouco mais de um ano e meio, mas está decidido a seguir em frente na vocação. “Gosto muito de Física e Matemática, então minha primeira opção era Engenharia Mecânica, mas conhecendo mais a palavra de Deus, passei a dar mais valor a ajudar pessoas”, explica Xavier.

Ele conta que estava na escola, acompanhado da família, amigos e professores, quando soube da aprovação. “Eu não fui muito bem no Vestibular de Verão. Então foi maravilhoso receber a notícia de que passei no curso mais concorrido pelo PAS. Eu não esperava”, declara. 

O estudante conta que estudava de quatro a cinco horas por dia, além do período escolar, mas que não deixou de lado as atividades de lazer, principalmente nos dois últimos anos do ensino médio. 

“Muita gente escolhe Medicina e começa a estudar loucamente e abandona todo o resto. Eu não fiz isso. Eu sou baixista e toco na igreja, sou líder de um grupo de adolescentes na igreja, participo cuidando de pessoas, e eu não abri mão disso”, finaliza o estudante. 

Daniel enfrentou uma concorrência de 159,5 candidatos por vaga (universal). Ele somou 1.383 pontos nas três etapas do processo, de um total de 1.800 (cada prova vale 360, porém as etapas 2 e 3 têm peso 2). 

(Marilayde Costa e Mônica Chagas/Comunicação UEM) 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!