Com foco no desenvolvimento profissional e na qualidade do ensino, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação promoveu a capacitação de 5,5 mil profissionais da educação para a volta às aulas. A Jornada Interdisciplinar 2025 ocorreu nesta terça, 4, e quarta-feira, 5, e reuniu todos os servidores da rede municipal de ensino. As palestras abordaram temas como alfabetização, inteligência emocional, impacto do uso de telas eletrônicas e mudanças de hábitos dos estudantes, comunicação assertiva, cuidado e bem-estar no ambiente escolar.
Na terça-feira, 4, as palestras da Jornada Interdisciplinar ocorreram no Paraná Expo e foram voltadas para os profissionais do magistério, como professores, educadores, auxiliares educacionais e outros profissionais. As formações abordaram temas como alfabetização, inteligência emocional e impacto do uso de telas eletrônicas. Na quarta, 5, foram realizadas capacitações no Teatro Calil Haddad, no período da manhã e tarde, para servidores operacionais e administrativos sobre comunicação assertiva e bem-estar no ambiente escolar. As formações ainda continuaram no período noturno, com uma capacitação sobre ‘Escola da Família’ voltada para equipe pedagógica, assessores e técnicos.
O prefeito Silvio Barros participou dos momentos de formação e desejou boas-vindas para todos os profissionais. Ele destacou o compromisso em ofertar a melhor educação para os maringaenses e reforçou a importância da valorização dos profissionais da educação. “Temos uma preocupação com todos os nossos profissionais da educação e uma das nossas propostas é a criação de um programa de saúde emocional para toda a equipe. Também vamos implantar o programa Saúde na Escola, com foco no cuidado dos nossos alunos, e reforçar a participação de toda a família no processo de ensino aprendizagem”, afirmou.
O secretário de Educação, Fernando Brambilla, também reforçou o compromisso do município com a valorização dos servidores. “Precisamos ter um olhar de acolhimento e uma ação mais humanizada. Além disso, vamos investir fortemente na capacitação profissional de todos os nossos servidores. A formação da nossa equipe é fundamental para garantirmos uma educação de qualidade para os nossos alunos. Com a Jornada Interdisciplinar no início do ano letivo, preparamos toda a nossa equipe para acolher os estudantes”, disse.
Início do ano letivo - Nesta quinta-feira, 6, mais de 38 mil alunos voltaram às aulas nas 117 unidades escolares da rede municipal de ensino. As equipes trabalharam desde janeiro na manutenção de todas as unidades escolares, com serviços de limpeza, roçada e melhorias de infraestrutura para garantir ambientes preparados para a recepção dos alunos. A rede municipal de ensino é composta por 64 Cmeis e 53 escolas municipais.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)