Offline

Em Maringá, canil da Guarda Civil Municipal ganha reforço com chegada de novo cão
Notícias de Maringá
Publicado em 11/02/2025

O Canil da Guarda Civil Municipal de Maringá ganhou o reforço de um novo cão da raça pastor belga de malinois. Tayson, que tem dois anos e seis meses, faz parte da corporação desde segunda-feira, 10, e já foi treinado para atuar nas operações. O novo membro será companheiro de trabalho da cadela Kyara, primeiro membro do canil e que está no local há três anos.

 

O canil atua no combate ao tráfico de drogas, com operações em praças, Terminal Rodoviário, Aeroporto e outros locais. Além disso, os cães também trabalham na proteção aos bens públicos, contra o tráfico de armas, entre outras ocorrências. “Por meio da operação Maringá Mais Segura, reestruturamos o canil para reforço da segurança pública. A chegada do Tayson amplia nossa capacidade de trabalho para atendimento de ocorrências e realização de operações estratégicas”, destacou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves.

 

O supervisor do canil, Adriano Almeida, explica que os cães são treinados desde pequenos pelos próprios agentes da Guarda Civil Municipal. Após o término do treinamento, os agentes realizam termo de cessão do animal ao município para que possa fazer parte do canil. “O Tayson, por exemplo, veio de um canil de São Paulo e foi treinado pelo nosso agente, que é preparado para realizar esse treinamento. Não há uma raça específica, mas os pastores belgas malinois tem mais facilidade e disposição para o trabalho”, explicou.

 

O Canil da Guarda Civil Municipal fica localizado no Parque das Grevíleas e tem 1 mil metros quadrados. O espaço reúne sede administrativa, seis baias para cães, espaço de soltura com grama, espaço para banho, alojamento, entre outros. O canil desenvolve trabalho integrado com o Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil e a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). No local, além dos cães da Guarda Civil Municipal, há dois animais da Polícia Civil: o Chris e o Kin, que também participam de operações policiais. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!