Offline

Formatura reúne 25 novos especialistas médicos no Auditório do Hospital Universitário de Maringá
Notícias de Maringá
Publicado em 17/02/2025

A formatura da residência médica é um momento crucial na trajetória de um médico, marcando a transição da teoria para a prática especializada. Os médicos residentes, ao se formarem, assumem um compromisso com a sociedade de prestar um atendimento de qualidade, humano e ético, buscando sempre a excelência profissional e contribuindo para a melhoria da saúde da população.

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebrou, na noite da última sexta (14), no Auditório do HU, a formatura de 25 residentes de Medicina. A noite foi marcada pelas formaturas de residentes das áreas de Anestesiologia (2 especialistas), Cirurgia Geral (4), Clínica Médica (5), Ginecologia e Obstetrícia (3), Medicina da Família e Comunidade (1), Pediatria (3), Psiquiatria (4) e Psicoterapia (1), Neonatologia (1) e Reumatologia (1).A formatura da residência médica é um momento crucial na trajetória de um médico, marcando a transição da teoria para a prática especializada.

A cerimônia também foi acompanhada pelos supervisores das especialidades de residência do HU - Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Pediatria, Psiquiatria, Neonatologia e Reumatologia. Os novos especialistas estão, agora, aptos para atuarem em suas áreas, com o reconhecimento de uma das melhores instituições de ensino do Brasil.

O reitor Leandro Vanalli destaca que a UEM oferece toda a infraestrutura e o suporte necessários para a formação dos residentes, como hospitais-escola, laboratórios, ambulatórios e centros de pesquisa. Além disso, a nossa universidade conta com um corpo docente qualificado, que transmite aos residentes os conhecimentos teóricos e práticos mais atualizados. Para Vanalli, “A formatura da residência médica é um momento de reconhecimento e de celebração, mas também de reflexão sobre a importância da formação médica continuada e do compromisso com a sociedade”.  

Para a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, saudou os novos especialistas, lembrando do período difícil que é a residência médica. “Hoje, as estrelas são vocês. A residência médica é um período muito sacrificado, mas vocês estão a mais um passo de dominarem a ciência que salva vidas”, comentou a vice-reitora. Durante o evento, o diretor Médico do HU, Enio Teixeira Molina, ressaltou que o momento foi de conquistas. “Vocês, hoje, fecham um ciclo, e estão prontos para iniciar mais um desafio à frente de suas especialidades. Parabéns a todos”, encerrou. 

A diretora do CCS, Priscila Marques, lembrou do grande período de abnegação que caracteriza a residência médica. “A residência é a nossa ‘menina dos olhos’, é muito especial para nós, porque é nela que vocês vivem a prestação de serviços na saúde e levam a vida acadêmica para a vida profissional. Ela leva o conhecimento para além dos livros”, disse a diretora.

E foi com esse sentimento que a representante dos estudantes na cerimônia, a residente de Pediatria Maria Eduarda Avanzi de Oliveira, definiu o período de residência em que esteve no HU, junto dos colegas. “Na residência, o HU passa a ser nossa casa, além de um hospital. A partir de hoje, nossa conduta será de nossa responsabilidade. A partir de hoje, sou pediatra”, afirmou.

A mesa principal do evento foi composta pela vice-reitora da UEM, Gisela Mendes; o coordenador do Comissão de Residência Médica do HU e supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina e Saúde da Família, Juliano Yoshizawa; Lucas de Lima, representando o secretário e Saúde de Maringá, AntonioNardi; o diretor regional do Conselho Regional de Medicina (CRM) de Maringá, AdansTrautwein; a diretora da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Elisabete Kobayashi; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM, Priscila Marques; o diretor Médico do HU da UEM, Enio Teixeira Molina, representando a superintendente do HU, Cremilde Trindade Radovanovic; e o supervisor da Residência em Reumatologia, Paulo Roberto Donadio, representando o chefe do Departamento de Medicina da UEM, Edson Roberto Arpini Miguel.

(Willian Fusaro/Comunicação Hospital Universitário)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!