Estão abertas as inscrições para alunos regulares e não regulares ao mestrado e doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE) da Universidade Estadual de Maringá, com vistas ao ingresso no primeiro semestre de 2025.
Aberto, ontem (17), o prazo se estenderá até 28 de fevereiro. Graduandos, graduados, alunos do PBE e de outros programas de pós-graduação poderão solicitar ingresso nas disciplinas do doutorado.
As pessoas candidatas a estudantes regulares só precisam preencher a Ficha de Matrícula de Aluno Regular para se inscreverem nas disciplinas ofertadas pelo Programa, que está disponível no anexo do Edital ou efetuar o download na página do PBE por meio do link e enviá-la preenchida e assinada via email sec-pbe@uem.br.
Os alunos não regulares (alunos de graduação e pós-graduação de outros Programas de Pós-Graduação) terão que seguir algumas instruções do edital para se matricularem nas disciplinas ofertadas. O link para acesso à inscrição é o do SGIPOS da UEM
Podem candidatar-se ao mestrado em Bioestatística profissionais das áreas da Estatística, Matemática, Ciências da saúde, Médicas e Biológicas e, ainda, Biomedicina, Engenharia Ambientais e Agronômicas e profissionais de áreas afins.
Estão sendo oferecidas quinze vagas anuais para alunos regulares, de ampla concorrência, mais duas vagas para cotistas (negros e índígenas) e uma para estrangeiros.
Ligado ao Departamento de Estatística (DES), o PBE fica no bloco E-90, sala 221, câmpus sede da UEM. O telefone é (44) 3011-5450.
Um pouco do histórico dos cursos
O doutorado acadêmico interdisciplinar em Bioestatística foi aprovado em 29 de julho de 2024, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O atual regulamento do PBE, em níveis de mestrado e doutorado, foi aprovado em junho de 2024.
Assim como o mestrado, o doutorado também é interdisciplinar e tem como meta principal proporcionar aos profissionais condições de fazer planejamentos adequados, utilizar metodologias estatísticas apropriadas e, com isso, obter resultados robustos e fidedignos em estudos da saúde, biológicos, entre outros.
Além destes aspectos, dadas as subáreas de atuação, o profissional deverá, ao final do curso, estar apto a compreender os fenômenos da área de saúde e biológicas e suas interrelações sociais, de modo a fazer conexões causais entre doenças e fatores de risco.
Dentro destas perspectivas de atingir as qualificações propostas, o programa tem como filosofia fomentar a inter e transdisciplinaridade entre o corpo docente, discente e pesquisadores das áreas de saúde e biológicas. Além disso, desenvolver atitudes e valores éticos na pesquisa.
O mestrado acadêmico interdisciplinar em Bioestatística tem como meta principal proporcionar aos profissionais condições de fazer planejamentos adequados, utilizar metodologias estatísticas apropriadas, de maneira a atingir resultados robustos e fidedignos em estudos da saúde, biológicos, entre outros.
A coordenação do PBE é do professor Willian Luis de Oliveira e a coordenação-adjunta é do professor Vanderly Janeiro.
(Paulo Pupim/Comunicação UEM)