Para animar a comunidade, a Vila do Circo (Avenida Saul Elkind, 790) promove um evento de pré-Carnaval neste sábado (22), das 16h às 22h. A festa é gratuita e aberta para todas as idades, com uma programação repleta de atrações musicais, gastronomia e diversão para as crianças.
O evento ainda contará com uma feira de artesanatos e um espaço kids. Entre os alimentos e bebidas comercializados no espaço haverá pastéis, hot dogs, água, refrigerante e cerveja.
Abrindo a festa às 16h, o Forró Maestra e Convidados agitará a Vila com o melhor do forró, marchinhas e frevo. Com um repertório envolvendo diversos estilos da cultura popular brasileira, o trio de músicos não vai deixar ninguém parado.
Em seguida, a escola de samba Explode Coração fará uma apresentação marcante com as baterias, músicos e instrumentos que mantêm viva a identidade cultural do samba.
A programação também inclui uma Oficina de Percussão, ministrada pelo músico e educador social Maurício “Mau” Werner. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas, com inscrições realizadas no início da festa.
Durante a oficina, os participantes poderão aprender um pouco sobre a percussão corporal e a prática de instrumentos de percussão, como o surdo, caixa, tamborim, ganzá e agogô, envolvendo ritmos como o samba-enredo e o samba-reggae.
Para Werner, as oficinas de percussão voltadas à comunidade londrinense despertam a conexão com as pessoas. “O tambor é elemento comum em diversas culturas. Nos conecta com a ancestralidade e desenvolve o sentimento de partilha, de coletividade. Na percussão, estamos todos juntos. E isso desperta nossa mente para a importância do outro como aliado, e não como inimigo”, salientou.
O presidente da Associação Londrinense de Circo, Paulo Líbano, frisou que a promoção de eventos culturais como o pré-Carnaval da Vila do Circo é um dos objetivos da vila cultural, a fim de fortalecer relações com a comunidade artística e cultural da cidade.
“A importância deste espaço é nítida, visto a carência de locais que possibilitam estas ações em Londrina e principalmente na zona norte, a região mais populosa da cidade. Com as ações deste projeto, estamos propiciando uma melhoria na qualidade de vida da comunidade, através da oferta de atividades formativas e de uma programação artística e cultural.”
A Vila do Circo possui patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.
(Texto: Manu Barioni. Foto: NCom PML)