Offline

Hemocentro da UEM pede doação de sangue antes do feriado de Carnaval
Notícias de Maringá
Publicado em 25/02/2025

Feriado mais aguardado pelo brasileiro no início do ano, o Carnaval é também um período em que os serviços de saúde enfrentam um aumento elevado do número de pacientes, seja em decorrência de acidentes de trânsito (o fluxo aumenta muito nas estradas, especialmente no litoral) e outras intercorrências, causando uma flutuação esperada e comum a todos os que estão na “linha de frente” da assistência em saúde.

O Hemocentro da UEM pede à população de Maringá e Região que reserve alguns minutos de seu dia para, antes da sexta-feira de Carnaval, efetuar a doação de sangue. “As demandas de transfusão devem ser regulares. O paciente necessitado precisa, não importa a época do ano, para a manutenção dos estoques. No entanto, o que importa nessa época é o aumento de demanda acima do esperado. O uso de bebidas alcóolicas e o aumento de fluxo em rodovias ocasiona um grande fluxo de demanda transfusional”, explica o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Jr.

“Quem quer ser doador pode vir nesta semana, no Hemocentro da UEM, e efetuar sua doação. Lembrando que os produtos relacionados ao sangue têm data de validade e é preciso que essas doações sejam regulares, para que consigamos ter estoques sempre para cada produto”, ressalta.

O diretor também relata que o mês de fevereiro tem sido um mês com baixo número de doações, mesmo se comparado a outros anos. Uma média aceitável de doações, segundo Gerson, fica em torno de 45 bolsas por dia, o que equivale a uma quantia de 4.500 bolsas/mês.

Critérios para doação

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (até 17 anos, deve ir acompanhado dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50kg e estar descansado e bem alimentado. Quatro horas antes da doação, é importante evitar alimentação gordurosa.

O doador deve apresentar documento de identificação, emitido por órgão oficial (cópias autenticadas são aceitas, desde que legíveis e que permitam a identificação do doador). Para doar pela primeira vez, o limite de idade é de 60 anos.

O Hemocentro Regional de Maringá fica na Avenida Mandacaru, 1600. O telefone é (44) 3011-9400 e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h30. 

(Willian Fusaro/Comunicação Hospital Universitário)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!