Publicado em 18/03/2025 por Administrador
A Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou na segunda-feira (17) a segunda etapa do Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para ingresso no ano letivo de 2025, destinada aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são 789 vagas para cursos presenciais, distribuídas nos câmpus de Maringá (361), Cianorte(19), Cidade Gaúcha (33), Goioerê (168), Ivaiporã (61) e Umuarama (147).
Os candidatos têm até as 23h59 do dia 26 de março de 2025 para se inscreverem exclusivamente no site oficial da DAA. O envio do Boletim Individual de Resultado do Enem é obrigatório para inscrição.
A segunda etapa é voltada exclusivamente aos candidatos que realizaram o Enem a partir de 2009 e não obtiveram nota zero em nenhuma das provas, inclusive na redação. É vedada a participação de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UEM.
Os candidatos devem indicar, no ato da inscrição, até cinco cursos, em ordem de preferência, para os quais desejam concorrer às vagas remanescentes e informar a edição e nota do Enem que pretendem utilizar para classificação.
O resultado dos selecionados será divulgado na próxima segunda-feira (24). Os aprovados deverão efetuar a matrícula, exclusivamente pelo site da DAA, entre os dias 24 e 26 de março. Os documentos necessários para a matrícula incluem certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade (RG ou CNH) e histórico escolar do ensino médio com certificado de conclusão.
Os candidatos classificados em cada uma das etapas, que estiverem inscritos para o curso de Graduação em Música, em qualquer uma de suas habilitações, deverão ser submetidos à prova de habilidades específicas em música, a ser realizada no dia 28/03/2025, conforme previsto na Resolução nº 004/2023-CEP e no programa de prova disponível no site da DAA.
Vagas remanescentes
As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas ao final da terceira chamada dos vestibulares, do Processo de Avaliação Seriada (PAS), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Aprova Paraná Universidades. Os cursos com candidatos em lista de espera só terão suas vagas disponibilizadas após a finalização da convocação de todos os candidatos que manifestaram interesse.
O Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes é gratuito e com ingresso imediato no curso, representando uma oportunidade adicional para aqueles que desejam estudar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
Em 28 de março, serão divulgadas as vagas remanescentes exclusivas para refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade e, no dia 2 de abril, as vagas remanescentes exclusivas para candidatos que concluíram o ensino médio.
Vagas Remanescentes Ano Letivo de 2025 - 2ª etapa
(Exclusiva para candidatos que participaram do Enem - a partir de 2009
Prazo de Inscrições: de 17 a 20 de março de 2025
Resultado: 24 de março de 2025
Matrícula: 24 a 26 de março de 2025
Inscrições: site oficial da DAA
(Marilayde Costa/UEM)