Famílias, amigos, professores e formandos, com feições emocionadas, faziam questão de mostrar todo o orgulho pela etapa acadêmica concluída. O clima era de comemoração na última colação de grau 2024 do câmpus sede da Universidade Estadual Maringá (UEM). Na noite de sexta-feira (28), um público de 2.500 pessoas se reuniu no salão do Paraná Expo para participar da cerimônia de entrega dos diplomas de 374 neograduandos de 13 cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), que agora se unem aos mais de 85.500 profissionais que ostentam o selo de excelência da melhor universidade estadual do sul do país.
A cerimônia também foi transmitida ao vivo no canal da TV UEM no YouTube e nas redes sociais.
Motivos para celebrar não faltam. Além de todas as dificuldades comuns de um curso superior, essas turmas passaram pela pandemia de coronavírus, adaptaram-se aos novos tempos sem desistir do sonho do conhecimento e, por fim, tendo o tão esperado diploma nas mãos. O padre Ivanil Pereira, da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Cianorte, conta que viu muitos ficarem pelo caminho. Por isso, fez questão de prestigiar a perseverança de Vanderlei dos Santos, de 44 anos, neograduando de Música, o único de uma lista de apoiados pelo projeto social coordenado pelo pároco a se formar em nível superior.
Por diversas intempéries da vida, Vanderlei precisou postergar a entrada na universidade. Quando surgiu a oportunidade de voltar a estudar com o incentivo, inclusive financeiro, do projeto social da igreja, não pensou duas vezes e agarrou-a com determinação. Vanderlei volta para Cianorte não apenas com o diploma, mas também pronto para transmitir o conhecimento adquirido. “Foi um convite que caiu do céu. Eu não imaginava. Foi um processo semi-extensivo, pois terminei o ensino médio há muito tempo. Mas deu tudo certo. Agora, formado, quero trabalhar com música na paróquia”, diz Vanderlei, agradecido.
Vanderlei lembra que, para cruzar a faixa de chegada, o apoio da esposa Simone e dos dois filhos, Lucas, de 17 anos, e Leonardo, de 12, foi fundamental. A família está muito feliz com a conquista, e o esforço do pai inspirou os meninos, que se dizem motivados a, em breve, cursar Música também.
Amor de faculdade
Ana Laura Piassa e Daniel de Oliveira Cassol se conheceram no primeiro ano do curso de Artes Cênicas, ainda nas aulas on-line, e, com o retorno do ensino presencial, se apaixonaram. “Quando mudamos para o segundo ano, nos conhecemos de fato pessoalmente, e começamos a nos aproximar e nos apaixonamos. Agora, vamos seguir juntos, na profissão”, relata Ana Laura. Daniel acrescenta: “Tive uma sorte danada de conhecer a mulher da minha vida na faculdade. A gente se apoiou muito. Sempre que passávamos por momentos difíceis, um ajudava o outro a se reerguer. Foi muito gostoso”.
Formados, os dois estão cheios de projetos juntos, tanto amorosos quanto profissionais. “Planos, temos vários. Ainda mais em uma profissão que, no Brasil, é complicada de seguir, mas temos fé de que tudo vai dar certo”, finaliza Daniel, esperançoso.
Recorde de Láureas
Embora com certa expectativa, Luiza da Costa, neograduanda de Comunicação e Multimeios, esperou até o último minuto para comemorar a Láurea Acadêmica, um certificado de reconhecimento da excelência concedido a quem conclui o curso com no mínimo dois terços de todas as notas iguais ou superiores a nove.
“É muito bom ver que conseguimos superar tantas adversidades e estamos aqui hoje. Fiz o meu melhor e fico muito satisfeita com o meu desempenho. Mas sei que esse resultado também é fruto do apoio da minha família e, principalmente, das minhas amigas, que estão se formando comigo”, reforça Luiza.
A mãe, Mylena Cristina Dornellas da Costa, orgulhosa, não poupou elogios à filha. “Ela é extremamente dedicada e estudiosa, sempre buscando aprender ao máximo. Sei que será uma excelente profissional, na verdade já é. Passamos por momentos difíceis na pandemia, mas hoje é dia de curtir essa vitória.”.
Luiza foi uma dos 80 laureados na noite desta sexta-feira (28), um recorde nas colações de grau da UEM. O curso de Psicologia obteve o maior número de Láureas Acadêmicas: 25 estudantes receberam a honraria.
Discursos
As palavras desafio, persistência, determinação, superação, emoção e orgulho foram repetidamente citadas nos discursos da cerimônia. O paraninfo Tiago Franklin Rodrigues Lucena relembrou sua própria trajetória e ressaltou a importância da educação, dos professores e dos cursos de licenciatura. A oradora geral dos neograduados, Dariane Peixoto Bortolanza, do curso de Letras, reforçou a responsabilidade dos novos profissionais na promoção da ciência e da educação para uma sociedade melhor.
A vice-reitora Gisele Mendes destacou a importância dos cursos de Humanas. “Hoje estão celebrando a colação de grau dos cursos de Ciências Humanas, que estudam a relação do homem consigo mesmo e com o seu próximo. Uma relação difícil de respeito e de dignidade que devemos uns aos outros. São cursos que formam uma massa crítica para pensar e são imprescindíveis na sociedade em qualquer tempo.” Ela finalizou o discurso parafraseando a filósofa Hannah Arendt: “Pensar é perigoso, mas não pensar é mais perigoso ainda.”
O reitor Leandro Vanalli agradeceu aos formandos por terem escolhido a UEM e, por fim, deixou alguns conselhos aos novos graduados. “O primeiro conselho é: amem. O amor rompe fronteiras. E amar é uma escolha. Escolham amar a profissão. Segundo, escolham sempre, sempre que possível, o desafio. O desafio traz surpresas importantes. As oportunidades e os desafios andam juntos. Quando possível, encarem os problemas como desafios. Precisamos expandir nossos horizontes para encontrar soluções. Vocês estão muito preparados, tenho certeza disso. Questionem o que os move e movimentem-se. E, para encerrar, desejo que vocês tenham muita saúde, muito trabalho e que ele seja digno e lhes traga grande satisfação. Na vida, há tempo de ser balde, de acumular. Mas chega o momento de ser cano. Os canos se interligam, formando uma grande tubulação. Então, sejam canos, conectem-se, formem uma tubulação viva e movimentada, em busca do próximo e do bem comum.”.
Autoridades
A solenidade, presidida pelo reitor Leandro Vanalli e pela vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, foi acompanhada por convidados, professores, homenageados, membros do Conselho de Administração (CAD) e autoridades. A mesa também foi composta pelo paraninfo geral do CCH, Tiago Franklin Rodrigues Lucena, e pelos patronos, patronesses e nomes de turma de cada curso.
Presenças – As seguintes autoridades prestigiaram a cerimônia: a ex-reitora Neusa Altoé, representando o prefeito Silvio Barros; a professora Ana Lúcia Rodrigues, representando a Câmara Municipal de Maringá; Eduardo Lanza, assessor parlamentar representando o deputado Luiz Nishimori; Lenon Marcatto de Castro, do Conselho Regional de Administração; a conselheira do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (Crea-PR), Marta Luzia de Souza; Thiago Ferraiol, presidente da Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem); a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves; o diretor adjunto do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Oséias da Silva Martinuci; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifil, Magali Rocco; o secretário dos Conselhos Superiores (CEP), Cleverson Ruzzene; a chefe de Gabinete da Reitoria (GRE), Maria Luisa Furlan Costa; o procurador jurídico Geovânio Edevaldo Ronato; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert do Nascimento; o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva; o diretor de Assuntos Acadêmicos, Hugo Alex da Silva; o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade; o diretor de Projetos e Convênios, Carlos Alexandre Volpato; a vice-presidente da Afuem, Sonia Leonel; e o chefe do Departamento de Música e Artes Cênicas (DCM), Pedro Henrique Ludwig.
Diplomas
A última de uma série de quatro colações de grau do câmpus-sede Maringá diplomou 374 graduados dos 13 cursos ligados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH): Artes Cênicas (9), Artes Visuais (24), Ciências Sociais (11), Comunicação e Multimeios (37), Filosofia (9), Geografia (37), História (23), Letras (71), Música (16), Pedagogia (54), Psicologia (63) e Secretariado Executivo Trilingue (20).
Já colaram grau, nas noites de terça, quarta e quinta-feira, os cursos afetos aos Centros de Ciências Agrárias (CCA), Ciências Biológicas (CCB), Ciências Exatas (CCE), Ciências da Saúde (CCS), Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e Centro de Tecnologia (CTC).
Formaturas nos Câmpus Regionais
O período de colações de grau dos câmpus regionais da UEM terá início em 3 de abril, quinta-feira, com a formatura dos estudantes do Câmpus Regional de Goioerê (CRG). A cerimônia será na Associação Comercial e Empresarial de Goioerê (Acig).
No dia seguinte, 4 de abril, o Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV) celebra a graduação de seus estudantes no Centro Cultural Olívia Hauptmann, em Ivaiporã.
Já na quarta-feira da semana seguinte, dia 9 de abril, o Câmpus Regional do Arenito (CAR) recebe a solenidade de formatura. O evento será realizado no próprio câmpus, em Cidade Gaúcha.
Para os concluintes de cursos do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), a colação de grau está marcada para o dia 10 de abril, quinta-feira, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama.
Por fim, no Cianorte Clube, os formandos do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) colam grau em sessão solene no dia 11 de abril, sexta-feira. Assim como as cerimônias em Maringá, os eventos relativos aos câmpus regionais da UEM começam às 19h.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)