Offline

Prefeitura de Maringá lança campanha para incentivar destinação do Imposto de Renda para projetos sociais
Por Administrador
Publicado em 03/04/2025 10:23
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá lançou na quarta-feira, 2, campanha para incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos da Infância e Adolescência (FIA) e de Promoção dos Direitos dos Idosos (Pró-Idoso). O objetivo da iniciativa é ampliar os recursos disponíveis para o financiamento de projetos sociais desenvolvidos por organizações da sociedade civil.

 

A cerimônia ocorreu no auditório da Receita Federal e contou com a presença do prefeito, Silvio Barros, secretários municipais, vereadores e demais autoridades. O evento também contou com apresentações de entidades que são beneficiadas por meio dos Fundos FIA e Pró-Idoso. Na abertura, a Apae embalou a plateia com a fanfarra, composta por 16 alunos. Ao final do evento, o público assistiu uma apresentação de street dance, com 13 adolescentes que participam das oficinas do Instituto Isis Bruder.

 

“A campanha é uma forma de contribuirmos para a construção de uma sociedade melhor. A Receita Federal permite que parte do imposto devido permaneça na cidade, apoiando projetos sociais, culturais e esportivos, que são essenciais para a comunidade. O objetivo é ampliar o alcance dessas iniciativas”, afirmou o prefeito Silvio Barros. Maringá tem mais de 40 entidades aptas a receber recurso do fundo destinado para crianças e adolescentes e 19 projetos do fundo de idosos.

 

O delegado da Receita Federal, Marcos Vanderlei de Souza, explicou que a destinação de parte do imposto aos fundos é totalmente legal e não há nenhum risco do contribuinte cair na chamada ‘malha fina’. “É uma ação que só traz benefícios para a cidade”, afirmou.

A secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente, destacou que “as destinações para o FIA têm valor inestimável. Os programas sociais mantidos por esses recursos são fundamentais, pois transformam vidas”. Atualmente, o FIA financia projetos que beneficiam mais de 4 mil crianças e adolescentes.

 

Para o secretário de Assistência Social, Leandro Bravin, a destinação do Imposto de Renda fortalece a cultura de doação e a responsabilidade social. “As contribuições ao Fundo Pró-Idoso vão custear iniciativas importantes para Maringá e diversos projetos, como a contratação de professores para ministrar aulas aos idosos nas Academias da Terceira Idade (ATI)”, explica Bravin.

 

A presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Majô, reforçou a importância da campanha. “Destinar parte do imposto para subsidiar projetos por meio dos fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa é essencial para ver Maringá avançar.”

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil), Andrey Bueno, ressaltou a importância de desmistificar a destinação do Imposto de Renda. Ele reforçou que não se trata de uma doação, mas de uma realocação de recursos. "É fundamental reforçar que o contribuinte não está pagando nada a mais, apenas direcionando parte do imposto devido à Receita Federal para beneficiar projetos locais", explica.

 

A campanha para incentivar a destinação do Imposto de Renda para projetos sociais é realizada por meio das secretarias da Criança e do Adolescente e de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa em parceria com a Receita Federal, Prasomar, Cúria Metropolitana, Ordem dos Pastores de Maringá, Conselhos Federal e Regional de Contabilidade, Sincontábil, Sindicato das Empresas Contábeis, Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Universidade Estadual de Maringá e Rádio Colmeia.

 

Como fazer a destinação? Para fazer a destinação de parte do imposto aos fundos, basta informar durante a declaração. A população pode destinar até 6% do valor sobre o imposto devido ou 3% para cada fundo, se a destinação for feita diretamente na declaração (clique aqui e confira detalhes do processo).

 

Os contribuintes têm a opção de destinar parte do valor devido para instituições sociais de Maringá que atendem crianças, adolescentes e pessoas idosas. Os valores são repassados ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo de Promoção aos Direitos do Idoso (Pró-Idoso) e destinados diretamente para as instituições assistenciais. A declaração do Imposto de Renda pode ser feita até 30 de maio. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!