A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira, 1º, a primeira edição da oficina "Cozinha Terapêutica" para pessoas atendidas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III. A iniciativa, que faz parte do Programa Maringá Saudável, visa promover a saúde mental por meio do preparo de refeições saudáveis. O curso é ministrado pela nutricionista Ana Paula dos Santos Bocardi Salineiro e acadêmicos do curso de Medicina da Uningá.
Durante a oficina, os pacientes realizaram o preparo de salada de frutas com granola. Eles também aprenderam sobre os benefícios das frutas e a importância do consumo adequado de fibras, vitaminas e minerais. A atividade também incentivou a experimentação de novos alimentos saudáveis e destacou a importância da correta higienização das mãos e dos alimentos.
“A oficina ‘Cozinha Terapêutica’ promove a alimentação saudável e também estimula o gerenciamento de emoções e o desenvolvimento de novas habilidades, alinhando-se à nossa proposta de oferecer atendimento integral”, destaca o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
Os pacientes atendidos no Caps III recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, que oferece suporte conforme as necessidades de cada um. “Consideramos o histórico e o contexto de cada paciente, orientando-os a manter uma rotina saudável”, afirmou a diretora do Caps III, Araceles Fransson de Oliveira.
A próxima edição da oficina está prevista para a semana da Páscoa, com foco no preparo de bolachas especiais.
(Texto: PMM. Foto: Ana Paula dos Santos Bocardi/PMM)