Offline

UEM se destaca em mais um ranking, como uma das melhores universidades do Brasil no SCImago 2025
Por Administrador
Publicado em 14/04/2025 22:36
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se destaca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo, conforme revelado na nova edição do SCImago Institutions Rankings (SIR). Este levantamento anual, elaborado por um laboratório de pesquisa vinculado ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), da Espanha, classifica instituições de ensino superior com base em seu desempenho em pesquisa, inovação e impacto social.

O ranking posiciona a UEM como a mais bem avaliada do Paraná na área de Química, ocupando a oitava posição nacional.  Além disso, a universidade figura entre as 20 melhores do Brasil em diversas áreas, como agricultura e ciências biológicas, ciências da computação, energia, física e astronomia, matemática e medicina veterinária. 

A UEM se destacou em 18 áreas do conhecimento: Agricultura e Ciências Biológicas (14ª), Artes e Humanidades (32ª), Bioquímica, Genética e Biologia Molecular (47ª), Ciência da Computação (48ª), Ciências da Terra (25ª), Ciências Sociais (38ª), Economia e Finanças (33ª), Energia (43ª), Engenharias (44ª), Farmácia (62ª), Física e Astronomia (19ª), Química (8ª), Matemática (32ª), Medicina (40ª), Medicina Veterinária (30ª), Meio Ambiente (37ª), Negócios, Gestão e Contabilidade (39ª) e Odontologia (40ª).

O reitor Leandro Vanalli destaca: “A importância dos resultados obtidos pela UEM nas diversas avaliações da qualidade do ensino superior é inegável. Essas avaliações, que utilizam indicadores como pesquisa, inovação e impacto social, funcionam como bússolas cruciais para a autoavaliação e a formulação de estratégias de melhoria contínua em nossa universidade, que busca gerar valor permanente para a sociedade. Elas confirmam que a universidade está no caminho certo, transformando descobertas em soluções práticas para as pessoas”.

Na classificação geral, cinco universidades paranaenses aparecem entre as 100 melhores do Brasil, com a UEM ocupando a posição 34. E na classificação América Latina a UEM alcançou o 61º lugar.

Além da UEM, ganharam evidência a Universidade Estadual de Londrina (UEL) na 34ª colocação, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que alcançou a 69ª colocação na lista geral nacional; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na 78ª colocação; e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no 91ª lugar — todas com melhorias significativas em diversas áreas, consolidando assim, o ensino superior de excelência no Estado do Paraná.

A metodologia do SCImago Institutions Rankings considera o desempenho das instituições em pesquisa (peso de 50%), inovação (30%) e impacto social (20%), utilizando dados da Scopus, uma das maiores bases de dados de citações e resumos de literatura revisada por pares. Na edição de 2025, foram avaliadas 9.756 organizações em todo o mundo, incluindo 5.051 instituições de ensino superior. 

(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!