Em 100 dias de trabalho, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo, foi destaque pelos serviços e atendimento ao público, além de ter avançado com políticas de valorização dos microempreendedores e com ações voltadas à acessibilidade. Entre as iniciativas realizadas estão a 1ª Feira do Microempreendedor Individual e o lançamento de uma nova rota turística.
Neste período, a secretaria, por meio do Espaço do Empreendedor, recebeu o ‘Selo Sebrae de Referência em Atendimento’ na categoria Ouro. O ‘Selo Sebrae’ é uma certificação destinada às instituições que realizam atendimento de excelência e considera critérios como boas práticas de gestão, inovação e sustentabilidade. O prêmio reflete o compromisso da gestão para incentivar os pequenos negócios.
A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo também promoveu diversas ações de valorização ao Microempreendedor Individual (MEI). Uma das iniciativas foi a primeira feira do MEI, que ocorreu durante a Festa da Canção. Na feira, foi disponibilizado espaço para que os MEIs pudessem expor e comercializar produtos. A iniciativa teve como objetivos gerar novas oportunidades para pequenos empreendedores e movimentar a economia local.
Outra ação importante desenvolvida pela secretaria foi o lançamento da Rota Nippon Tour dentro do projeto Maringá em Rotas. A excursão gratuita é acompanhada por um guia e passa por pontos turísticos que contam a história da cultura nipônica na cidade. Durante o evento de lançamento da rota, também foi realizada a primeira rota turística para PCDs, com a participação de 60 pessoas com deficiência auditiva.
Além do lançamento das rotas, a Prefeitura implantou o projeto de turismo receptivo para ampliar o acesso da comunidade aos principais pontos turísticos da cidade. A iniciativa disponibiliza as rotas do City Tour para eventos públicos e privados, oferecendo aos participantes uma imersão cultural na história da cidade. A partir desses investimentos do município, as rotas turísticas reuniram 355 pessoas nestes primeiros 100 dias, número superior ao registrado em todo o ano passado.
Para a secretária de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer, o balanço de ações reflete o compromisso do município com o desenvolvimento econômico, a valorização dos negócios locais e fomento do turismo. “Nesses 100 dias de gestão, trabalhamos para promover ações que desenvolvam a economia local e proporcionem atividades turísticas acessíveis para toda população”, afirmou.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)