Em 100 dias de trabalho, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, avançou com políticas públicas voltadas à proteção e cuidados dos animais. Entre as ações estão o aumento de castrações, das fiscalizações relacionadas aos maus-tratos e garantia de cuidado aos pets de pessoas em situação de rua.
O programa Castra Pet, promovido pelo Governo do Paraná em parceria com a Prefeitura, foi uma das iniciativas realizadas durante os 100 dias para promover a conscientização sobre a importância da castração e facilitar a realização desses procedimentos. No primeiro trimestre do ano, foram mais de 2,4 mil castrações gratuitas, aumento de 34,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal ampliou as ações de fiscalização relacionadas a maus-tratos, com resgate de pets e encaminhamento para atendimento veterinário, além da aplicação de multa para os tutores. Em 100 dias, foram mais de 340 fiscalizações.
O município também realizou 638 procedimentos gratuitos, como vacinação, internamentos, consultas, exames e cirurgias, além do atendimento de pets de pessoas em situação de rua por meio do ‘Imuniza Pet’. Com as feiras de adoção promovidas pela Prefeitura, 68 animais ganharam novos lares nestes primeiros 100 dias.
Para o Secretário de Proteção e Bem-Estar, Everson de Carvalho Ferreira, o balanço de ações é reflexo do compromisso do município com a causa animal. “Nestes primeiros 100 dias, trabalhamos para garantir a saúde e proteção dos pets, além de contribuir para a saúde pública prevenindo a disseminação de doenças”, disse.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)