O Grêmio enfrentou a equipe do Mirassol na quarta-feira (16) no Estádio Maião em Mirassol (SP), em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tricolor descontou com gol de Braithwaite.
Logo aos dois minutos, Daniel Borges, abriu o placar para a equipe da casa. Na sequência, o Grêmio começou a pressionar o Mirassol, que foi salvo pelo goleiro Muralha. Aos oito minutos, João Pedro foi derrubado dentro na área. O árbitro marcou pênalti no primeiro momento, porém, anulou a marcação após ser chamado pelo VAR e fazer uma nova análise da jogada.
Em marcação forte em cima de Reinaldo, Braithwaite levou cartão amarelo aos 14 minutos. Aos 17 minutos, Gabriel adentrou a área do Grêmio e foi derrubado por Volpi. O árbitro marcou pênalti e deu cartão amarelo para o goleiro. Em cobrança, o arqueiro tricolor não conseguiu evitar o chute do Reinaldo, aumentando o placar em 2x0 para o Mirassol.
A primeira boa chance de gol do Tricolor foi aos 24 minutos em jogada individual de Amuzu, que chutou rasteiro e o goleiro Muralha espalmou. Com dificuldades, o Grêmio não conseguia chegar com maior perigo e o Mirassol seguiu pressionando e se impondo na partida. Aos 37 minutos Fabrício Daniel chutou rasteiro e a bola passou muito perto do gol de Volpi.
Aos 40 minutos, Camilo sofreu falta próximo a linha de fundo. Na cobrança Lucas Esteves bateu fechado direito pela linha de fundo. O Mirassol respondeu rapidamente, e, dois minutos depois, Reinaldo chegou com perigo na área e Volpi faz uma grande defesa.
O árbitro deu seis minutos de acréscimo. Grêmio seguiu trabalhando a bola até encontrar o melhor passe aos 47 minutos com chute de Camilo que acabou desviando na zaga e parando nas mãos do goleiro Muralha.
A última grande chance do primeiro tempo foi aos 48 minutos, em chute do João Pedro de fora da área, para desefa do goleiro.
No segundo tempo, o Tricolor voltou com duas mudanças. Edenilson entrou no lugar do Cristaldo e Dodi no lugar de Camilo. Os primeiros minutos da segunda etapa foram com predomínio de posse de bola do Grêmio, que foi trocando passes e procurando espaços para construções de jogadas.
Aos sete minutos, a primeira chance de gol foi nos pés de Amuzu, que cortou para dentro e bateu colocado e passou muito perto do gol do Muralha. Para evitar o ataque do adversário, Villasanti levou cartão amarelo, aos 14 minutos, ao fazer falta em cima de Yuri Castilhos.
Apenas aos 15 minutos, o Mirassol chegou com maior perigo na área do Grêmio. Nos três chutes efetuados, a defesa gremista afastou a bola.
O técnico Quinteros realizou a terceira troca da partida aos 19 minutos, Alysson entra no lugar de Pavon. Um minuto depois, Edenilson recebe cartão amarelo por empurrão no adversário.
Grêmio seguiu se impondo no jogo, trabalhando mais a bola e sendo mais ofensivo. Em sua primeira participação em campo, Alysson chutou de fora da área, aos 23 minutos, direto pela linha de fundo após desvio na maração. Na sequência, na cobrança de escanteio, Jemerson cabecou e a bola para na trave de Muralha.
Aos 32 minutos, Arezo entrou no lugar do Villasanti. Após a troca realizada, Reinaldo marcou gol de falta, ampliando em 3x0 para os donos da casa. O Grêmio seguiu pressionado, aos 36 minutos, Dodi roubou uma bola na entrada da área do Mirassol, passou para Braithwaite que diminuiu para o Tricolor.
Com bola esticada de Danielzinho, aos 39 minutos, após troca de passou dentro da área do Grêmio, Daniel Borges ampliou o placar para 4x1.
Aos 42 minutos, o técnico Quinteros realizou a última alteração do Grêmio, André Henrique entrou no lugar do Amuzu. Com a partida se encaminhando para o fim, o Tricolor construiu algumas jogadas, mas sem levar perigo a meta do adversário.
O próximo adversário do Tricolor será o Internacional, pela 5ª rodada do Brasileirão. O jogo acontecerá no próximo sábado (19) na Arena do Grêmio, às 21h.
(Texto: Grêmio. Foto: Rainier Moura / Grêmio FBPA)