Mais de 630 crianças e adolescentes participaram no sábado, 19, da Prova Rústica Tiradentes na categoria kids. A competição teve início às 15h na pista de atletismo do Estádio Willie Davids, na Vila Olímpica. Participaram 340 crianças e adolescentes na categoria masculino e 296 na categoria feminino.
As largadas ocorreram de forma escalonada, começando pela categoria sub-11, seguida pela sub-14. As categorias sub-16 e sub-18 largaram juntas. A edição kids da Prova Rústica Tiradentes antecedeu a prova da categoria principal, que ocorrerá nesta segunda-feira, 21, com largada às 7h, na Avenida São Paulo (pista de fora do Parque do Ingá), entre as ruas Doutor Arion Ribeiro de Campos e Felipe Camarão.
O secretário de Esporte e Lazer, Paulo Biazon, ressaltou que a Prova Rústica é voltada para todos os públicos. Neste ano, ao dividir o evento em dias específicos para a prova principal e a categoria kids, o município garantiu oportunidades de formação esportiva para as crianças e adolescentes. “Essa prova destaca o talento das nossas crianças. É uma oportunidade dos profissionais avaliarem os participantes e convidarem para os treinamentos da prefeitura. O ambiente fechado e controlado oferece mais segurança, permitindo que as crianças corram com tranquilidade”, disse Biazon.
O atleta maringaense Renan Gallina, que coleciona diversos ouros em competições de atletismo, participou do evento e inspirou os jovens talentos. “É um momento ótimo para incentivar as crianças. Eu comecei aos 12 anos, quando minha treinadora me descobriu. Na edição kids da Prova Rústica Tiradentes, as crianças e adolescentes têm a chance de desenvolverem seus talentos em um ambiente seguro e bem organizado.”
A prova teve percursos adaptados para cada faixa etária. As crianças da categoria sub-11 (8 a 10 anos) correram 80 metros, enquanto os competidores da sub-14 (11 a 13 anos) percorreram 150 metros. Os adolescentes da sub-16 (14 e 15 anos) enfrentaram 600 metros e os corredores da sub-18(16 e 17 anos) completaram 1.200 metros. Com incentivo de familiares e amigos, todos cruzaram a linha de chegada com entusiasmo e satisfação. Os três melhores atletas de cada categoria receberam troféus, enquanto os demais participantes que completaram a prova foram premiados com medalhas.
Natalino Gerin acompanhou orgulhoso a conquista do filho Nathan Augusto Almeida, de 9 anos, que levou o troféu de primeiro lugar na categoria sub-11. “Ele treina desde os 6 anos de idade. Ele é dedicado e merece esse reconhecimento. Não foi sorte, foi competência”, disse o pai orgulhoso.
Na categoria sub-14, o pódio ficou com os gêmeos de Apucarana Pedro Henrique Neves Bernardo e João Vítor Neves Bernardo. Na sub-16, as irmãs Gabriela Reche Mazia de Oliveira e Izabela Reche Mazia de Oliveira também fizeram dobradinha no pódio.
Gabriela Reche ficou animada com o troféu de primeiro lugar. “Eu treino há oito anos, foi muito bom ganhar esse troféu. O troféu é lindo e vai ficar na minha estante ao lado do outro que já ganhei.” A irmã, que ficou em segundo lugar, estava emocionada pela conquista. “Foi muito emocionante pra mim, já corri essa corrida vários anos e nunca tinha ganhado. Essa foi a primeira vez”, disse Izabela Reche.
Gustavo de Queiroz Machado levou o primeiro lugar na categoria sub-18 e destacou a importância da prova. “Treino há dois anos e tenho melhorado bastante. Essa prova foi muito importante”, disse.
Confira os vencedores da Prova Rústica Tiradentes 2025 na categoria Kids:
Sub-11 – 80 metros
Masculino
1º lugar: Nathan Augusto Almeida Gerin – Apucarana – PR - tempo: 11,3 segundos
2º lugar: Leonardo Gonçalves – Apucarana – PR - tempo: 12,4 segundos
3º lugar: João Lucas Domingues
Feminino
1º lugar: Heloísa Ferreira Weber – Colorado - PR – tempo: 12,1 segundos
2º lugar: Valentina Santos Moreira - Colorado – PR - tempo: 12,7 segundos
3º lugar: Emanuelle Katarina Alves do Nascimento - Sarandi - PR– tempo: 13,0 segundos
Sub-14 – 150 metros
Masculino
1º lugar: Pedro Henrique Neves Bernardo - Apucarana – PR - tempo: 18,4 segundos
2º lugar: João Vítor Neves Bernardo - Apucarana – PR - tempo: 18,5 segundos
3º lugar: Itan Cordioli Poppi – Maringá – PR – tempo: 19,8 segundos
Feminino
1º lugar: Anaisa Santana Carvalho de Asis – Mandaguari - PR – tempo: 19,8 segundos
2º lugar: Kethellyn Vitória de Lima – Apucarana – PR - tempo: 20,8 segundos
3º lugar: Allana Sloboda Rodrigues – Apucarana – PR - tempo: 21,5 segundos
Sub-16 – 600 metros
Masculino
1º lugar: Filipi Angeluci Sanches – Managuari- PR - tempo: 1,31,9 minutos
2º lugar: Kaike Anderson Rocha de Moura - Colorado- PR - tempo: 1,38,0 minutos
3º lugar: Rafael Soares Antonio- Colorado- PR - tempo: 1,39,4 minutos
Feminino
1º lugar: Gabriela Reche Mazia de Oliveira – Rolândia- PR - tempo: 1,48,9 minutos
2º lugar: Izabela Reche Mazia de Oliveira – Rolândia-PR - tempo: 1,50,9 minutos
3º lugar: Náthaly Ramos Monteiro – Apucarana-PR - tempo: 2,00,0 minutos
Sub-18 - 1.200 metros
Masculino
1º lugar: Gustavo de Queiroz Machado - Maringá-PR - tempo: 3,23,2 minutos
2º lugar: Paulo Henrique dos Santos Cacer - Maringá-PR - tempo: 3,24,5 minutos
3º lugar: Raphael Porfirio Modesto - Maringá-PR - tempo: 3,35,5 minutos
Feminino
1º lugar: Andrelize Vitória Pereira da Cruz – Apucarana-PR - tempo: 4,11,8 minutos
2º lugar: Madelaine Gomes da Silva– Apucarana-PR - tempo: 4,29,6 minutos
3º lugar: Maria Clara do Nascimento Gonca – Apucarana-PR – tempo: 4,31,8 minutos
Sobre a prova - A Prova Rústica Tiradentes é realizada pela Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana, Segurança Pública, 4º Batalhão da Polícia Militar, 3º Comando Regional de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. A competição teve apoio da Unimed, Grupo Maringá de Comunicação (GMC), Unifama, UniCesumar, Uningá e UniCV.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)