Offline

GDUCC da UEM inicia agenda 2025 com encontros teóricos abertos à comunidade
Por Administrador
Publicado em 22/04/2025 10:54
Notícias de Maringá

O Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai promover três encontros teóricos, abertos à comunidade maringaense, a partir de hoje, 22 e 29 de abril, e 6 de maio, das 14h às 16h, no anfiteatro do Bloco D-34 (Direito), do câmpus sede, onde serão explicadas as regras do GDUCC e, também, debatidos textos previamente lidos pelos participantes para consolidação da base teórica.

Isso porque o GDUCC funciona por meio de encontros semanais, contando com dinâmicas teóricas (comunidade) e práticas (comunidade e encarcerados) que permitem a reflexão e consciência crítica com a promoção de mútuo conhecimento entre os integrantes, visando reconstruir o diálogo entre diversos segmentos sociais segregados pela lei penal.

Com a atuação do Grupo, o que se busca não é a melhoria das condições do cárcere, mas o objetivo de proporcionar a diminuição dos efeitos da prisionização das pessoas privadas de liberdade, promovendo amadurecimento das relações sociais entre presos, estudantes e membros da comunidade e a inclusão social dos internos em sua dimensão subjetiva.

No dia 22 de abril, também no Bloco D-34, durante os encontros teóricos, serão efetuadas as inscrições dos interessados nos esclarecimentos sobre os critérios e procedimentos de seleção das pessoas que participarão dos encontros práticos. Estes encontros ocorrerão na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) ou na Casa de Custódia de Maringá (CCM), com as pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade, previamente selecionadas pela Diretoria correspondente.

Estão previstos 10 encontros práticos por grupo de pessoas do GDUCC na PEM e 10 encontros semanais na CCM de Maringá, às terças-feiras à tarde, entre os dias 13 de maio e 15 de julho de 2025.

Somente terão acesso aos encontros práticos quem participar efetivamente de todos os encontros teóricos, cujos textos serão disponibilizados eletronicamente aos que forem selecionados no encontro do próximo dia 22 de abril e também que assumam o compromisso escrito de participarem de todos os encontros práticos do GDUCC, impreterivelmente, visto que os grupos devem ser simétricos em todo o desenvolvimento do projeto.

Não serão selecionados para estes encontros práticos menores de idade ou que, por qualquer motivo, possuam interesses ou contatos particulares com condenados à pena privativa de liberdade nos locais de desenvolvimento do projeto. Eventuais dúvidas serão esclarecidas durante as reuniões.

Desenvolvido como projeto de extensão, o GDUCC, coordenado pelo professor Alexandre Ribas de Paulo, do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP), tem por finalidade a promoção de encontros e diálogos autênticos, simétricos, horizontais e transdisciplinares entre universitários, pessoas da comunidade e pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade.

Com isso, a ideia é construir uma “ponte” entre integrantes da sociedade livre e pessoas privadas de liberdade, na PEM e na CCM. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail sec-dpp@uem.br

(Paulo Pupim/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!