Nestes primeiros 100 dias de gestão, a Prefeitura de Maringá avançou com ações para garantia da qualidade da educação. Uma das principais iniciativas da Secretaria de Educação (Seduc) foi o investimento na formação continuada dos professores por meio do ‘Programa Maringá Nota 10’, que tem como objetivo elevar a nota da rede municipal no Ideb, e a Jornada Interdisciplinar, para capacitação de mais de 5 mil profissionais da educação.
Outro avanço importante foi a criação do Setor de Frequência Escolar para acompanhamento de faltas e combate à evasão escolar. Além disso, o município intensificou a formação de todos os profissionais da rede municipal sobre a plataforma ‘Conecta Seduc’. O sistema reúne informações dos conteúdos pedagógicos ministrados em todas as unidades de ensino, o que garante transparência, alinhamento curricular e controle diário dos alunos, entre outros aspectos.
Com foco na inovação educacional, o município iniciou uso de tablets em atividades pedagógicas alinhadas ao Currículo Municipal e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as turmas do Infantil 5. A Seduc também implantou hortas educacionais nas escolas e CMEIs e iniciou projeto para aulas de violão na Escola Municipal Professor Geraldo Altoé. Em parceria com o Sesc, foram implantados os projetos ‘Canto Coral’, que leva atividades musicais para 400 alunos, e ‘Futuro Integral’, com oficinas de letramento, raciocínio lógico, arte-educação e expressão cultural.
Desde o início do ano, a Secretaria de Educação trabalha intensamente para a realização de melhorias de infraestrutura nas unidades escolares. O município realizou a compra direta de materiais para manutenção de telhados, calhas e outros espaços e, de forma emergencial, contratou empresa especializada para elaboração de um laudo técnico de engenharia e levantamento detalhado de quais serviços precisarão ser executados em cada unidade escolar.
“Os primeiros 100 dias de gestão foram intensos e de muito trabalho. Realizamos ações com foco no bem-estar dos alunos e toda a nossa equipe de servidores. Buscamos elevar a qualidade de ensino, modernizar os espaços e investir em projetos educacionais inovadores. O nosso compromisso é entregar a melhor educação para os maringaenses”, afirmou o secretário de Educação, Fernando Brambilla.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)