Offline

UEM promove evento de recepção a novos estudantes internacionais
Por Administrador
Publicado em 24/04/2025 08:22
Notícias de Maringá

Na última semana, o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) preparou uma recepção especial aos 47 estudantes internacionais que estão chegando para o ano letivo de 2025 na instituição. O evento foi realizado no Auditório dos Conselhos Superiores e reuniu membros de diversos setores da comunidade acadêmica e externa.

Neste ano, a instituição está recebendo 35 novos estudantes de graduação por meio do Programa Estudante-Convênio Graduação (PEC-G) e do Programa Cursos de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Além disso, também recepciona 12 estudantes que ingressaram pelo edital de refugiados e migrantes. 

Na mesa principal, as seguintes autoridades participação da recepção: o reitor Leandro Vanalli; a vice-reitora Gisele Mendes; o diretor de Cooperação Internacional da UEM, Márcio Cassandre; o representante do Projeto Migrações, Mayckel da Silva Barreto; a assessora de Articulação de Políticas de Inclusão da Pró-reitoria de Ensino, Isabel Cristina Rodrigues e o representante da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, Fernando Vanalli.

Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, recepcionar os estudantes é mostrar que a universidade está de portas abertas a todos. “Queremos que vocês se sintam acolhidos e que desfrutem de nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão da melhor forma possível, compartilhando experiências e conhecendo nossa cultura. Sejam muito bem-vindos e contem conosco.”

A vice-reitora Gisele Mendes de Carvalho também destacou as parcerias internacionais da UEM e convidou os estudantes a conhecerem os câmpus e as cidades da região.

O diretor de Cooperação Internacional da UEM, Márcio Cassandre, destacou que “a recepção aos estudantes internacionais não é apenas um evento que marca a chegada dos alunos, mas também que reconhece o trabalho coletivo de muitas pessoas que tornam possível este acolhimento e a transformação da UEM em um lugar de sonhos e oportunidades”. 

Comunidade internacional

A UEM conta com uma comunidade de aproximadamente 300 estudantes internacionais, advindos de cerca de 25 países, como Afeganistão, França, Cabo Verde, Angola, Paraguai, Jamaica, Nigéria, Espanha, Cuba, República Democrática do Congo, Gana, Gabão, Benin, Chile, Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau, Honduras, Colômbia, Costa Rica, Senegal, Argentina, Portugal, Polônia, Ucrânia, Peru, Síria e Moçambique.

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) é o órgão da Universidade Estadual de Maringá dedicado aos assuntos internacionais. O setor é responsável pelos acordos e projetos internacionais; pela internacionalização da UEM e pela mobilidade estudantil e docente.

PRESENÇAS - Também marcaram presença no evento a chefe de Gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan; a agente de Polícia Federal, Gilvanês Bakai; o delegado de Polícia Federal, Alex Sandro Biegas; a representante do Instituto Abuna, Isabel Christina Prado Gomes; a coordenadora do Português como Língua Adicional (PLA), Neiva Jung e a estudante refugiada da UEM do curso de Letras - Português/Inglês EAD e representante da Cáritas em Maringá, Rima Alzarzouri. 

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!