A Seleção Brasileira Sub-17 estreou com vitória na Copa Sul-Americana Sub-17 Feminina: ganhou do Peru por 2 a 0, na noite de quinta-feira (1), no Estádio Francisco Rivera Escobar, na cidade de Palmira, na Colômbia. Os gols foram marcados por Gabi Pusch e pela zagueira Huaylupo (contra).
A Amarelinha está no Grupo B da competição, que tem também Uruguai, Equador e Bolívia, além de Peru. No Grupo A estão Argentina, Colômbia, Paraguai, Venezuela e Chile. As quatro melhores seleções se classificam para o Mundial da categoria, no Marrocos, entre 17 de outubro e 8 de novembro deste ano.
O Sul-Americano Sub-17 Feminino está em sua nona edição. Até agora, o Brasil conquistou cinco títulos da competição e tenta o hexacampeonato. Possui ainda dois vice-campeonatos. Para manter a hegemonia no continente, o adversário mais forte da Amarelinha deve ser a Colômbia, que tem uma boa base feminina.
No jogo em Palmira, o Brasil dominou o tempo todo e desperdiçou muitas oportunidades, principalmente no segundo tempo, quando as peruanas foram totalmente envolvidas pelas brasileiras.
O primeiro gol surgiu aos 25 minutos do primeiro tempo, depois de cruzamento da direita de Allyne. Gabi Pusch, bem colocada, desviou de cabeça, sem defesa. Aos 26, Ravenna quase ampliou. Aos 32, Ravenna fez boa jogada pela esquerda e levantou a bola na área. Por pouco, Gabi Pusch não fez o 2 a 0.
No segundo tempo, a Seleção Brasileira foi mais intensa e praticamente jogou os 45 minutos (mais acréscimos) no campo do Peru. Foram várias chances criadas, mas o segundo gol só veio numa bobeada da zagueira peruana, que foi cortar um passe do ataque brasileiro dentro da área, aos 25 minutos, e chutou para a própria meta.
Depois disso, o Brasil manteve o ritmo e criou pelo menos outras cinco situações de perigo – ora a bola batia na trave, ora a goleira peruana defendia.
O próximo jogo da Amarelinha será no sábado, contra a Bolívia, às 21 horas, com transmissão do SporTV.
(Texto: CBF. Foto: Nelson Terme/CBF)