Com as obras em andamento e dentro do cronograma, o Centro de Eventos Oscar Niemeyer atingiu 23,83 % de execução. O local, construído com estrutura em concreto armado, teve a estrutura do subsolo finalizada e mais de 7 mil metros quadrados da laje foram concretados. A empresa contratada concluiu a execução da laje de palco e, no momento, realiza montagem das ferragens dos pilares das paredes.
Assinado por um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, o novo complexo será a segunda obra de Oscar Niemeyer no Paraná. Com 11 mil metros quadrados de área total, o edifício terá 25 metros de altura, o que equivale a um prédio de oito andares, e será um novo marco cultural e arquitetônico para Maringá. A obra teve início em dezembro de 2023 e a entrega é estimada para 2027.
Para o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, a finalização da etapa de fundação e subsolo representa avanços importantes na execução da obra. “Sem dúvidas, o Complexo Oscar Niemeyer será um dos espaços culturais mais importantes do nosso estado e um símbolo para a arquitetura do nosso município. Ter uma obra dessa magnitude, assinada por Niemeyer, é um marco na arquitetura de Maringá”, afirma.
Sobre a obra - Derivada do projeto ‘Ágora’, a estrutura do Centro de Eventos tem design que remete a um livro aberto. Com subsolo de cerca de 7 mil metros quadrados, o local contará com estacionamento para 141 veículos, uma biblioteca municipal, pátio de estudos com entrada de luz natural, sala multiuso, além de setores administrativos e de apoio.
Haverá também uma área para exposições de artes visuais, como quadros, esculturas e gravuras, e um pátio de esculturas ao ar livre, o que permitirá a circulação do público entre as obras de artistas de destaque regional. No térreo, estará a sala de apresentações, com capacidade para 630 pessoas sentadas, estrutura de palco reversível e vão livre de 25 metros, que possibilitará a realização de eventos na área externa.
(Texto: PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)