A manhã de domingo, 6, foi marcada por integração e prestação de serviços à comunidade no Conjunto Requião, durante mais uma edição do Maringá + Cidadania. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), o evento ofereceu mais de 30 serviços gratuitos à população e reuniu centenas de pessoas.
“Ações como essa fortalecem o vínculo com a população, promovem dignidade e facilitam o acesso aos direitos. Essa é a Maringá humana que buscamos construir todos os dias”, destacou o prefeito Silvio Barros.
A ação foi realizada em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Conjunto Requião, e contou com ações de 17 secretarias municipais e instituições. Foram ofertados serviços como vacinação contra gripe, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de absorventes, encaminhamento para vagas de emprego, atendimentos do Procon, emissão de carteira do autista, mapeamento de pessoas com deficiência, simulador de capotamento para conscientizar sobre a importância do uso do cinto de segurança, entre outros serviços gratuitos. Além disso, o evento contou com atividades recreativas, brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão-doce.
A secretária da Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, explicou que “as ações do Maringá + Cidadania ocorrem aos domingos para facilitar o acesso da população. Os atendimentos são totalmente gratuitos e ocorrem perto da residência dos moradores”, explica.
Tainã Veloso dos Santos, morador do bairro, destacou a importância da iniciativa. “Fiz o teste para descobrir meu tipo sanguíneo durante o evento. Achei essa ação muito interessante, porque temos acesso a serviços que normalmente não temos no dia a dia”, destacou.
Parceria - O Maringá + Cidadania contou com a parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário Ingá (Uningá), União de Faculdades Metropolitanas de Maringá (Unifamma), Centro Universitário Feitep (Unifeitep), Associação de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Apics) e Casa Mariabás.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)