A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou a implementação do projeto ‘Escola Amiga da Criança com Diabetes Tipo 1’ na rede municipal de ensino. A iniciativa integra o Programa Saúde na Escola e tem como objetivo a capacitação dos profissionais da educação para o acolhimento de crianças com a doença, principalmente durante episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia. Além dos treinamentos, foram realizadas apresentações educativas e teatrais para alunos de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
As capacitações foram realizadas de forma articulada com a Secretaria de Educação e conduzidas pela enfermeira Geisiely Bessani Corcette, gerente do Programa Saúde da Família da Secretaria de Saúde. Ela é mãe de uma menina de 6 anos diagnosticada com diabetes tipo 1 em janeiro deste ano. Os desafios vividos no cuidado diário e na adaptação à nova rotina inspiraram Geisiely Corcette a transformar a experiência pessoal em um projeto para apoiar outras famílias que enfrentam a mesma realidade.
“Todos os supervisores e orientadores da rede municipal de ensino infantil estão capacitados. A segunda etapa do projeto é sensibilizar as crianças do ensino fundamental I por meio de apresentações teatrais educativas e promover treinamento para os profissionais de escolas estaduais e da rede privada”, afirma a enfermeira.
Após a conclusão do projeto, a orientação da Secretaria de Saúde é que, a cada novo diagnóstico, sejam realizados treinamentos específicos para capacitar os profissionais da unidade escolar em que a criança estiver matriculada. “Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança com diabetes tipo 1 fique sem suporte adequado no ambiente escolar. Hoje podemos afirmar que 100% dos alunos com esse diagnóstico têm profissionais capacitados nas escolas onde estudam”, destaca o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
(Fonte: PMM)