Maringá participa em 20 de julho do movimento nacional ‘Um Dia no Parque’, celebração em que a comunidade é convidada a visitar unidades de conservação. A Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), preparou programação especial para a data com atividades no Parque do Ingá, uma das nove unidades de conservação do município. As ações incluem uma trilha interpretativa pelo parque, observação de aves com o grupo Vem Passarinhar Paraná e exposição de projetos voltados à educação ambiental.
A programação será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com exposição de projetos ambientais desenvolvidos no Parque do Ingá, como o Projeto Tamari, voltado para preservação de tartarugas. No período da manhã, entre 8h e 11h, haverá observação de aves com o grupo Vem Passarinhar Paraná. A atividade reunirá seis grupos de 25 pessoas cada, com 30 minutos de duração. As inscrições para a atividade começam na quinta-feira, 10, e podem ser feitas pela internet (acesse aqui) até o preenchimento de todas as vagas. No dia da atividade, os inscritos deverão levar 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições assistenciais.
A trilha interpretativa será às 14h, com percurso pelo interior do Parque do Ingá. As equipes do IAM vão explicar, de forma educativa, elementos da paisagem, flora e fauna do Parque. A trilha será para um grupo de 30 pessoas, por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. Para a observação de aves, a orientação é levar binóculo e câmera para aproveitar o momento. Em todas as atividades, a orientação é usar roupas e sapatos confortáveis, protetor solar, repelente, além de levar garrafinha de água.
“Com essa ação, queremos estimular as pessoas a aproveitarem os nossos espaços verdes, como o Parque do Ingá. As unidades de conservação são locais importantes de preservação da fauna e flora e responsáveis pela qualidade de vida da nossa cidade. Ao trazermos as pessoas para o Parque do Ingá, pretendemos conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação destes espaços”, afirmou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.
Confira a programação:
Atividades de educação ambiental e de projetos desenvolvidos no Parque do Ingá
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Trilha interpretativa no Parque do Ingá
Horário: 14h
Vagas: 30 vagas, por ordem de chegada no local (sem inscrição prévia)
Observação de aves
Horário: 8h às 11h
Inscrição: A partir de 10 de julho pela internet
Vagas: 150 vagas
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)