Para proteger flores, árvores e jardins da cidade, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, tem intensificado o trabalho de combate às formigas para eliminação de colônias subterrâneas que comprometem a saúde das áreas verdes públicas. O serviço é realizado em praças, avenidas, parques, entre outros espaços.
Neste período do ano, quando as formigas estão saindo do período de hibernação, é comum que formigueiros se tornem mais visíveis. O controle é feito com aplicação de iscas específicas e de inseticida líquido à base de fipronil, uma substância altamente eficaz contra formigas. O diferencial do produto está na forma de ação: ao entrar em contato com as formigas, é levado até o interior do formigueiro e elimina toda a colônia de forma progressiva e controlada.
Durante o ano, a Secretaria de Limpeza Urbana já atuou em mais de mil formigueiros em diversos locais, como no Cemitério Municipal Bosque das Grevíleas, Vila Olímpica e diversos outros pontos da cidade. O trabalho também é realizado em todos os canteiros de avenidas, como Brasil, Cerro Azul, Paraná, Duque de Caxias e Herval.
Além das ações preventivas e rotineiras feitas pela equipe técnica da Secretaria de Limpeza Urbana, a comunidade pode registrar pedidos de combate a formigueiros em praças, avenidas ou locais públicos. A solicitação pode ser feita pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura. Após o protocolo, uma equipe realiza a vistoria no local e, quando identificado o formigueiro, a intervenção é feita de forma segura, eficiente e com produtos autorizados para uso ambiental.
"Esse trabalho de controle é fundamental. Combatemos milhares de formigueiros apenas neste ano, sempre com responsabilidade e segurança. Nosso compromisso é cuidar de cada detalhe para que Maringá continue sendo essa cidade bonita e bem cuidada", disse o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.
(Fonte: PMM)