A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu mais um passo rumo à inovação do ambiente acadêmico. Foi montada nesta segunda-feira (21) a primeira sala do projeto Do Quadro ao Digital: Modernização das Salas de Aula na UEM. O espaço fica no Bloco C34, sala 101, e já conta com quadro equipado com TV de 75 polegadas embutida e dois aparelhos de ar-condicionado.
A ação integra a fase inicial do projeto, que contemplará nove salas do Bloco C34. O prédio abriga o curso de Ciências Econômicas, o mais antigo da universidade, com 63 anos de história. O local também é estratégico por sediar reuniões híbridas dos conselhos superiores da UEM, além de atender outros cursos.
A proposta foi lançada no dia 26 de junho pela coordenadora-geral do Escritório de Projetos e Processos (EPP), professora Gislaine Camila Lapasini Leal, e pelo coordenador técnico do EPP, Sidinei Silvério da Silva. O objetivo é modernizar todas as 150 salas de aula da UEM, com a instalação de recursos tecnológicos e melhorias de conforto térmico.
O reitor Leandro Vanalli participou do lançamento e destacou o impacto da proposta. “Esta modernização não apenas eleva a qualidade do ensino, mas também reforça nosso compromisso com a permanência estudantil e a atratividade da UEM. São melhorias contínuas na infraestrutura da universidade que permitem que nossos alunos tenham acesso às melhores condições de aprendizagem, alinhadas às demandas do século XXI", declarou.
O chefe do Departamento de Economia (DCO), professor Jaime Graciano Trintin, demonstrou entusiasmo com a iniciativa. “Estamos tendo a felicidade de sermos o projeto-piloto. Essa ação só aumenta nossa responsabilidade em desenvolver nosso trabalho com mais eficiência, afinco e amor ao departamento e à universidade”, afirmou.
Com investimento de R$ 2 milhões, provenientes do Fundo Paraná (Seti) e de recursos próprios da UEM, os equipamentos já começaram a ser entregues. Em 30 de junho, 12 aparelhos de ar-condicionado chegaram à universidade. A expectativa é que todas as salas do Bloco C34 estejam climatizadas até meados de agosto e que a instalação das novas lousas com TVs seja concluída na primeira quinzena de dezembro. A expansão para as demais salas da UEM deve ser finalizada até junho de 2026.
A iniciativa faz parte do conjunto de ações da atual gestão para ampliar o número de candidatos no Vestibular e no Processo de Avaliação Seriada (PAS), reduzir a evasão, aumentar a taxa de conclusão dos cursos e garantir mais conforto térmico e pedagógico diante das mudanças climáticas.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)