O Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, nesta quarta-feira (23/07), um Concerto Internacional com o flautista e professor Tadeu Coelho, docente da University of North Carolina School of the Arts (Uncisa/EUA). O músico se apresentará ao lado da Orquestra de Flautas da UEM que está completando 15 anos.
Tadeu Coelho é reconhecido por sua trajetória acadêmica e artística, tendo sido contemplado com diversos prêmios e bolsas de estudo, entre eles da Fundação Rockefeller, do Fideicomiso para la Cultura México/EUA, do USIA/Fulbright, do LASPAU e da Capes.
Em reconhecimento à sua excelência como educador, Coelho recebeu, em 2014, o Prêmio de Excelência no Ensino do Conselho de Governadores (Board of Governors Excellence in Teaching Award) e também o Prêmio de Excelência no Ensino da Universidade da Carolina do Norte (University of North Carolina Excellence in Teaching Award).
A Orquestra de Flautas da UEM tem como objetivo o desenvolvimento artístico dos seus integrantes. A existência das Orquestras de Flautas, também conhecidas como Flute Choirs, são recentes na história da música, e surgiram a partir do desenvolvimento das flautas harmônicas: a flauta transversal contralto, a flauta transversal baixo e e a flauta contrabaixo. Com esta formação, é possível executar obras da literatura do instrumento adaptadas, composições próprias e arranjos de diversos estilos e gêneros musicais.
.O programa do concerto é formado em sua maioria por obras de compositores brasileiros como Hermeto Pascoal (Montreux), Heitor Villa-Lobos (O trenzinho do caipira), Alexandre Guerra (Lembranças para Flauta) executadas pela Orquestra de Flautas que também executará a Serenata para as Estrelas (Sérènade aux Étoiles) da compositora Cécile Chamainade.
O solista Tadeu Coelho executará o movimento Allegro Maestoso do Concerto em Sol Maior de W. A. Mozart, a peça Sonho de Pattápio Silva, a Fantasia para Flauta Solo da compositora Salomé Viegas, e o Capricho n. 24 de Niccolò Paganini adaptado para flauta transversal. Para finalizar, Brasileirinho de Waldir Azevedo adaptado para solista e Orquestra de Flautas pela acadêmica Içara Vaz Dalla Costa.
Serviço - Concerto Internacional com o flautista e professor Tadeu Coelho e o Orquestra de Flautas da UEM - Quarta-feira, 23 de julho - 19h30 - Auditório do Bloco B-33 – UEM - Entrada gratuita
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)