A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com prazo aberto para submissão de propostas ao Paraná Faz Ciência 2025, maior evento de popularização da ciência do estado. A 5ª edição será realizada de 29 de setembro a 03 de outubro de 2025, no câmpus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava.
Docentes, técnicos e estudantes da UEM podem enviar projetos vinculados aos eixos temáticos 01, 03, 04, 05 e 06, definidos pela organização do evento. O prazo para submissão termina em 8 de agosto. As propostas devem ser inscritas por meio do formulário oficial.
Eixos temáticos disponíveis para propostas da UEM:
-
Eixo 01: Ciência, Tecnologia e Inovação na Ação Contra a Mudança Global do Clima
-
Eixo 03: Ciência na Prática
-
Eixo 04: Redes Colaborativas de Ciência, Tecnologia e Inovação
-
Eixo 05: Cultura e Arte
-
Eixo 06: Território, Ciência e Compromisso Social
A participação da comunidade acadêmica é uma oportunidade de destacar os projetos desenvolvidos na UEM e ampliar a disseminação do conhecimento científico e cultural. Os participantes com atividades aprovadas no Eixo 2 terão transporte e hospedagem custeados pela organização do evento.
Mais informações sobre os eixos estão disponíveis no site do evento, na aba Eixo Temático.
Paraná Faz Ciência
O Paraná Faz Ciência integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2025 chega à sua 22ª edição com o tema “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
No ano passado, a UEM sediou o evento, que movimentou 38 mil pessoas em cinco dias de programação intensa e diversificada. Com conferências, mostras, oficinas, atividades culturais e científicas, o encontro fortaleceu o papel das universidades públicas como agentes de desenvolvimento regional.
Desde 2021, a iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Fundação Araucária, reunindo diversas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Paraná. Em 2025, a Unicentro assume a organização da 5ª edição, com o desafio de manter a qualidade e a abrangência das ações que tornaram o evento um dos maiores do Brasil na área de ciência e tecnologia.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)