A tarde de sexta-feira (1º) foi marcante para 57 estudantes, que completaram a etapa do curso de graduação e colaram grau na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a presença de seus familiares. O evento foi dividido em duas sessões, realizadas no auditório do bloco B-33, no câmpus sede, e presididas pela vice-reitora Gisele Mendes de Carvalho.
No total, 25 cursos de graduação, de diferentes modalidades e câmpus, formaram novos profissionais: Administração; Agronomia; Agronomia – Câmpus Regional de Umuarama (CAU); Biotecnologia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação e Multimeios; Design; Direito; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Estatística; Farmácia; Geografia; Letras; Medicina Veterinária; Odontologia; Pedagogia; Pedagogia – EAD; Secretariado Executivo Trilíngue e Zootecnia.
Os neograduados concluíram seus cursos superiores em 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025. Após o juramento, os estudantes receberam a outorga de colação de grau e os certificados de conclusão de curso. No verso, por meio de um QR Code, eles podem acessar o diploma digital, disponível em sete dias úteis. A láurea acadêmica foi entregue a duas estudantes do curso de Pedagogia EAD, do polo de Jaguapitã, reconhecidas pelo destaque obtido durante a graduação.
Em seu discurso, a vice-reitora lembrou a importância da cerimônia e de levar o nome da UEM para suas trajetórias profissionais. “Hoje vocês se tornam realmente profissionais. Isso ninguém pode tirar de vocês. Por isso o momento é tão especial e marcante, para vocês e seus familiares Talvez vocês não voltem a viver esse momento, que marca a passagem para o mundo profissional, esse passaporte que vocês têm em mãos e que poucas pessoas no Brasil têm oportunidade de ter, ainda mais de uma universidade pública de excelência, como é a Universidade Estadual de Maringá, e que abre inúmeras portas.”
Carvalho também destacou a trajetória da instituição, que completa 55 anos em 2025, e as conquistas mais recentes, como a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) e a retomada de obras paralisadas. “É uma universidade de excelência e uma referência eterna para vocês. Tenham o melhor futuro profissional possível, sejam éticos e responsáveis”, finalizou.
Polo de laureadas
As duas graduadas do curso de Pedagogia EAD, do polo de Jaguapitã, não esperavam a láurea e se sentiram orgulhosas pelo reconhecimento, destacando a excelência do curso. Letícia Ferreira Pinheiro destaca que a adaptação para a modalidade a distância foi difícil no começo, mas depois se adaptou. “Eu levei um susto quando me chamaram, apesar da minha dedicação durante o curso, não esperava a láurea. Fiquei muito feliz”, afirmou.
Silvana de Souza Oliveira já é formada em Administração e cursou o Magistério, mas tinha o sonho de finalizar Pedagogia e trabalhar com educação. “A graduação é ótima. Eu já fui aprovada em três concursos com o que aprendi aqui e já estou atuando na área, pois a UEM realmente é de excelência”, destacou.
O graduado de Biotecnologia Márcio Antonio Muniz Lippert nunca parou de estudar. Ele já é formado em Ciências Biológicas e Nutrição. Segundo ele, a colação de grau marca o fim de ciclo. “Eu estou vinculado ao curso há muito tempo, então terminá-lo é um sonho antigo, que consegui mesmo trabalhando”, ressaltou. Lippert foi responsável pelo juramento dos neograduados da primeira cerimônia do dia.
A mesa principal da primeira sessão foi composta pela vice-reitora, pelo pró-reitor de Ensino, Marcos Vinícius Francisco, pelo diretor de Assuntos Acadêmicos, Hugo Alex da Silva e pelos diretores dos centros de: Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade; Ciências Biológicas (CCB), Weferson Junio da Graça; Ciências Exatas (CCE), Diogo Francisco Rossoni; e Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Oséias da Silva Martinuci.
Na segunda sessão, compuseram a mesa os diretores dos centros de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques, de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubellate e Antonio Marcos Flauzino dos Santos e de Tecnologia (CTC), Thelma Colanzi Lopes, além das autoridades já citadas.
Também estiveram presentes nas cerimônias coordenadores de curso, chefes de departamento, professores e servidores da instituição.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)