Offline

Prefeitura de Maringá apresenta Plano Municipal de Saúde 2026–2029
Por Administrador
Publicado em 14/08/2025 11:15
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, apresentou na última terça-feira, o Plano Municipal de Saúde 2026–2029. Com 100 metas e indicadores, o documento norteará ações e investimentos do município na área da saúde pelos próximos quatro anos.

O plano foi elaborado com base nas propostas aprovadas durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde, que teve ampla participação popular. Na Conferência, foram debatidas as principais proposições abordadas durante as conferências locais realizadas nos Conselhos das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos hospitais contratualizados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Plano Municipal de Saúde estabelece diretrizes, objetivos e metas que visam qualificar a gestão, ampliar o acesso aos atendimentos, fortalecer a rede municipal de saúde e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. Entre as prioridades dessa edição estão: a melhoria da estrutura física das unidades de saúde, o fortalecimento da Atenção Primária, a ampliação de programas de prevenção e promoção da saúde, a qualificação da assistência especializada, a ampliação das ações de vigilância epidemiológica, Zoonoses e sanitária, e o incentivo à participação da população por meio dos Conselhos Locais.

“O Plano Municipal de Saúde é um compromisso da gestão com a população de Maringá e foi construído de forma coletiva. Promovemos juntos a recomposição dos conselhos de todas as UBSs e todos os hospitais. Portanto, este documento representa as principais demandas dos usuários do SUS, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos gestores, e irá orientar nossas ações para oferecer um atendimento mais humanizado e de qualidade para todos”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Costa, reforçou a importância da retomada da atuação dos Conselhos Locais para a elaboração do Plano. “As reuniões locais são muito importantes para o Conselho Municipal de Saúde acompanhar de perto as demandas e os processos de cada região do município”, afirmou. 

O acompanhamento das metas será documentado por meio de relatórios quadrimestrais e anuais, apresentados ao Conselho Municipal de Saúde e à comunidade, garantindo a transparência na execução e a possibilidade de ajustes ao longo do período. 

(Texto: PMM. Foto: Keila Marques/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!