Offline

Prefeitura de Maringá promove ‘Volta Histórica' em instituições religiosas neste sábado, 30
Por Administrador
Publicado em 25/08/2025 22:39
Notícias de Maringá

A ‘Volta Histórica’ deste mês convida os participantes a conhecerem construções que, além de patrimônio cultural, são espaços de crença, tradição e fé. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, o passeio ocorrerá neste sábado, 30, às 9h, com visitas guiadas em três instituições religiosas (inscreva-se aqui)

O ponto de encontro será na Avenida Duque de Caxias, aos fundos do Hotel Bandeirantes, às 9h. O percurso será feito de ônibus e incluirá visita a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Tenda de Umbanda Amigos do Axé Tuaxé.

Nesta edição, a ‘Volta Histórica’ mostra que os espaços religiosos são mais que edifícios: são lugares que guardam histórias, tradições e a devoção de gerações, refletida em cânticos, rezas, tambores e sinos. “A Volta Histórica é uma atividade de Educação Patrimonial. Nesta edição, os participantes poderão conhecer as diferentes formas de representação do sagrado e as práticas decorrentes desse processo. Esse fator colabora para a alteridade religiosa e conhecimento do patrimônio cultural de nossa cidade", afirma o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

O gerente do Patrimônio Histórico e Cultural, Edson Luiz Marchezin Pereira, explica que “os espaços religiosos são mais do que materialidade, são centros de encontro, resistência e espiritualidade. Guardam a memória das comunidades, moldam bairros e preservam modos de vida que atravessam gerações e pulsam nos gestos, nas crenças e nos rituais cotidianos”, afirma.

A orientação é que os participantes usem roupas leves, calçados confortáveis e repelente.

Serviço:

O que: ′Volta Histórica: Lugares sagrados e fazeres religiosos'

Quando: Sábado, 30 de agosto

Ponto de encontro: Av. Duque de Caxias, 33 (aos fundos do Hotel Bandeirantes)

Horário de saída: às 9h

(Texto: PMM. Foto: Tuaaxe/Divulgação)

Comentários