Os prefeitos de Maringá, Silvio Barros, de Paranavaí, Maurício Gehlen, e de Campo Mourão, Douglas Fabrício, participaram de um encontro na terça-feira, 26, na Prefeitura de Maringá. O objetivo foi trocar experiências e debater assuntos que podem ser pensados estrategicamente em conjunto, em prol do desenvolvimento da região Noroeste do Paraná.
Entre os temas debatidos estiveram: alternativas para o descarte de resíduos, medidas de eficiência na arrecadação de impostos e o impacto no caixa dos municípios brasileiros com mudanças na cobrança do Imposto de Renda a partir do próximo ano.
Na ocasião, foi abordado o desempenho da Secretaria da Fazenda de Maringá, que vem batendo recordes na arrecadação de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) sem aumentar impostos. Só em julho, Maringá arrecadou R$ 44,7 milhões em ISSQN, resultado de medidas de fiscalização eletrônica, cruzamento de dados e autorregularizações. Diante da experiência, os prefeitos decidiram promover uma reunião específica que será agendada entre os secretários da Fazenda dos municípios para troca de ideias sobre as práticas adotadas em Maringá.
Também foi apresentado um panorama sobre o Aeroporto de Maringá, um dos poucos aeroportos municipais superavitários do País, que atende centenas de cidades do Noroeste, inclusive passageiros de Paranavaí e de Campo Mourão.
Outro tema em pauta foi a participação dos municípios da região no Smart City Expo Curitiba 2026, evento internacional sobre cidades inteligentes que reunirá representantes de governos visando conhecer soluções eficientes para desafios da gestão pública.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, afirmou que a troca de informações deve resultar em benefícios para todos os municípios. “Essa conversa fortalece todos nós. Aprendemos uns com os outros e saímos daqui com encaminhamentos práticos que podem trazer resultados para nossas cidades”, disse.
O prefeito de Paranavaí, Maurício Gehlen, destacou que os gestores saem fortalecidos com o diálogo. “Voltamos para casa fortalecidos e realizados. É um privilégio poder contar com esse espaço de diálogo e conhecimento. Essa união faz com que nossas cidades estejam mais preparadas para atender o que a população espera da gestão pública”, comentou.
Já Douglas Fabrício, de Campo Mourão, avaliou o encontro como oportunidade de compartilhar soluções aplicáveis em cada cidade. “É sempre bom compartilhar práticas com quem também enfrenta desafios semelhantes. Saímos com muitas ideias que podem ser aplicadas em cada município”, declarou.
Presenças - Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da Prefeitura de Maringá, Diego Alves Ferreira, os secretários municipais de Maringá Vagner Mussio, de Limpeza Urbana e Infraestrutura, Matheus Barros, de Urbanismo e Habitação, e Carlos Augusto Ferreira, da Fazenda, além do superintendente do Aeroporto de Maringá, Gustavo Vieira.
(Texto: PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)