As inscrições para o ‘Concurso Práticas que Transformam’, que vai premiar projetos de destaque no ambiente escolar, foram prorrogadas. Gestores escolares, professores, educadores e servidores administrativos e operacionais podem inscrever projetos desenvolvidos em instituições da educação básica até 8 de setembro no site do concurso (clique aqui para acessar). O concurso é realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, e a Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).
“Queremos valorizar e incentivar os projetos que transformam a educação. Convidamos todos os profissionais para que inscrevam os projetos e participem desta celebração da educação”, destaca a secretária de Educação, Adriana Palmieri. Podem inscrever projetos os profissionais que atuam nas unidades da rede municipal de ensino de Maringá, instituições de ensino públicas e privadas dos municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e instituições de educação especial e ensino profissionalizante, vinculadas à organizações sociais, esferas governamentais ou iniciativas privadas. Clique aqui e confira o regulamento da premiação.
Os projetos devem estar dentro de uma das modalidades de inscrição - educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; e ensino médio e ensino profissionalizante - e dentro de um dos eixos temáticos: Práticas inovadoras nos Ensino dos Componentes Curriculares; Práticas inovadoras em Educação Empreendedora e Financeira; e Práticas inovadoras em Educação Especial e Inclusiva. Haverá premiação de R$ 2,5 mil para os projetos vencedores em cada categoria.
O presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, Guaracy Silva, ressalta a importância da premiação. “Além do reconhecimento aos projetos, o concurso promove interação entre os educadores e o surgimento de novas práticas pedagógicas que potencializem o processo de ensino-aprendizagem”, diz.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)