A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), promoverá uma série de ações em alusão ao Dia Municipal do Game, instituído pela lei municipal nº 11.825/2024. O início das atividades será nesta sexta-feira, 29, data em que é celebrado o Dia Municipal do Game, com gincanas, atividades de gamificação, DJs e distribuição de brindes. As ações serão na Escola Municipal Ângela Vergínia Borin, das 9h30 às 11h, e na Escola Municipal Padre Pedro Ryô Tanaka, das 14h30 às 16h.
A programação completa de atividades em alusão ao Dia Municipal do Game será entre 29 de agosto e 10 de outubro, com ações em escolas da rede pública e instituições particulares. A programação inclui atividades lúdicas, oficinas de introdução aos E-Sports e ações de conscientização sobre os games.
O Festival de Games e Tecnologia, que marcará o encerramento das atividades, ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro. A ação será no piso superior do Terminal Urbano de Maringá e contará com Campeonato de E-Sports de Counter-Strike 2, experiências imersivas em realidade virtual e estações de console PlayStation 5 com diversos jogos. Também haverá ações interativas e espaços de lazer digital para todas as idades.
"O Dia do Game é uma iniciativa que busca desmistificar o universo dos jogos, mostrando seu potencial educacional, cultural e profissional. Neste ano, mais do que um dia, vamos realizar uma série de ações até outubro. Queremos inspirar nossos jovens a explorar novas carreiras e a utilizar a tecnologia de forma ética e consciente. Vamos trabalhar temas como história dos games, educação, saúde, entre outros", afirma a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini.
Atividades nas escolas - A programação nas escolas incluirá bate-papos sobre ‘Games e Carreiras’ direcionados aos alunos do 9º ano e estudantes do 1º ao 3º ano. O objetivo é despertar o interesse por carreiras na indústria de jogos, promover uma visão crítica sobre o consumo e criação de games e conscientizar sobre o tempo de uso de tela.
Para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, também será possível a participação dos pais e responsáveis. O formato será em rodas de conversa educativas e expositivas com o tema "O Fascinante Mundo dos Games". O objetivo é conscientizar pais e educadores sobre os aspectos positivos e negativos dos jogos digitais, incentivando o uso equilibrado e com propósito educacional.
O Dia Municipal do Game foi instituído pela lei municipal nº 11.825/2024 e prevê a realização de ações de divulgação, formação, capacitação, incentivo à profissionalização, lazer, cultura, entretenimento e desenvolvimento de habilidades pessoais ligadas ao universo dos games. A lei é de autoria dos vereadores Flávio Mantovani e Belino Bravin Filho.
(Fonte: PMM)