Vitória antes da Data FIFA! No Beira-Rio, o Colorado bateu o Fortaleza pelo placar de 2 a 1, na noite de domingo (31/08), em partida da 22ª rodada do Brasileirão. Os gols do Inter no confronto foram marcados por Alan Patrick e Vitinho. Agora, o calendário alvirrubro será interrompido para a disputa de duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, de forma que o retorno do Clube do Povo aos gramados está previsto apenas para o próximo dia 13 de setembro, diante do Palmeiras, no Allianz Parque.
Colorado começa melhor, mas Fortaleza reage pelo empate
Roger escalou uma equipe bastante ofensiva para o duelo deste domingo. Enquanto a defesa voltou a contar com Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei em frente à meta de Rochet, Vitinho foi o meia-direita, Carbonero atuou como extrema pela esquerda, Alan Patrick ocupou o corredor central e Ricardo Mathias iniciou como centroavante do Clube do Povo. Completando a nominata, Thiago Maia e Alan Rodríguez ainda formaram a dupla de volantes.
Apostando no corredor esquerdo para pressionar, o Inter criou sua primeira chance aos três minutos de confronto. Ao lado da grande área, Bernabei cruzou bola aberta. Na segunda trave, Vitinho cabeceou buscando o contrapé de Helton Leite, que conseguiu espalmar com a ponta dos dedos. Em frente ao gol, Ávila completou as ações defensivas e afastou por escanteio. Na batida, feita por Alan Patrick, tanto Ricardo Mathias quanto Carbonero conseguiram a vitória na luta pelo alto, mas as duas finalizações acabaram bloqueadas pela marcação.
Juninho teve duas boas oportunidades para abrir o placar. Aos 10, o zagueiro aproveitou escanteio cobrado por Alan Patrick e mandou um testaço da entrada da pequena área. Em lance de puro reflexo, Helton Leite salvou os visitantes. Um minuto depois, o camisa 18 do Inter teve liberdade na intermediária ofensiva e apostou na finalização de perna canhota. Com perigo, ela saiu por tiro de meta. Pouco mais tarde, Alan Rodríguez avançou a dribles e tentou a assistência para Mathias. Promissor, o passe foi afastado por escanteio.
A pressão colorada (interrompida apenas por cabeceio de Brítez no travessão, mas em jogada anulada por falta do atleta adversário) surtiu efeito aos 23 minutos. Após excelente inversão de Vitão, Alan Patrick acionou Carbonero na grande área e o colombiano foi derrubado. Assinalada em campo, a penalidade foi convertida pelo capitão e camisa 10 do Inter. Bola para um lado, goleiro no outro e Clube do Povo em vantagem no Beira-Rio!
Até então encurralado no próprio campo, o Fortaleza tratou de jogar após o gol do Inter, e chegou ao empate na altura do minuto 30. Depois de cruzamento de Bruno Pacheco, Lucca Prior cabeceou no contrapé de Rochet e igualou o escore. Aos 42, Mancuso teve a chance de virar para os visitantes, mas acabou bloqueado por Juninho. Já nos acréscimos, Carbonero assustou em chute rasteiro. Sem rebote, Helton Leite defendeu.
Vitinho marca e Inter vence
O recomeço de partida não poderia ser melhor para o Clube do Povo. Aos cinco minutos, Bernabei encontrou ótimo passe rasteiro para Alan Patrick dominar dentro da área, enquadrar o corpo e tentar o chute de perna direita. No último instante, Bruno Pacheco travou de carrinho, mas o rebote foi de Vitinho. Cara a cara com Helton Leite, o atacante mandou o foguete de perna canhota e fez a festa da torcida. Inter 2 a 1!
Depois do gol, Roger trocou, colocando Enner Valencia na vaga de Ricardo Mathias. Ao mesmo tempo, Renato Paiva promoveu três substituições no Fortaleza: entraram Bareiro, Allanzinho e Pablo Roberto nos lugares de Lucero, Pochettino e Rossetto. Extenuado, Thiago Maia logo pediu para deixar o campo, e foi sacado por Luis Otavio. Processadas as mudanças, Alan Rodríguez teve ótima chance aos 25, mas foi travado, no chão, por Helton Leite. Na sobra da jogada, Valencia também parou em defesa do goleiro.
Aos 29, Vitinho quase marcou o terceiro do Inter. Após cruzamento de Bernabei, o atacante antecipou a marcação na primeira trave e cabeceou no contrapé de Helton Leite. Por detalhe, a finalização explodiu no travessão. Decidido a garantir os três pontos para a sua equipe, Roger concluiu as substituições da noite ao colocar Bruno Henrique, Oscar Romero e Gustavo Prado nas vagas de Carbonero, Alan Patrick e Vitinho. Do outro lado, a última mudança visitante foi a entrada de Pierre no lugar de Matheus Pereira.
O Fortaleza concentrou a posse nos últimos minutos e rondou constantemente a área colorada, mas sem levar verdadeiro perigo ao gol de Rochet. Com espaço para contragolpear, o Inter ainda assustou aos 37, quando Gustavo Prado fez jogada individual pela esquerda e, apesar do pouco ângulo, finalizou frente a frente com Helton Leite. A bola saiu em tiro de meta. Garantidos os três pontos, o Clube do Povo agora soma 27 na tabela do Brasileirão, e vai para a Data FIFA na momentânea 10ª posição.
(Texto: Inter. Foto: Ricardo Duarte/Inter)