Offline

Prefeitura de Maringá lança Manual do Consumidor para promover consumo consciente e educação financeira
Por Administrador
Publicado em 02/09/2025 15:42
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio do Procon, realizou na segunda-feira, 1º de setembro, o lançamento do Manual do Consumidor, com a presença de moradores do Condomínio do Idoso e de autoridades, no Paço Municipal. A revista, que tem como objetivo promover o consumo consciente, a educação financeira e a sustentabilidade ambiental, será distribuída à comunidade em eventos como palestras e reuniões, em parceria com instituições como colégios, universidades, associações, entre outras.

Elaborada pelo Procon, a publicação aborda desde os direitos e deveres estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor até temas como contratos, apresentação e venda de produtos e serviços, cobranças de dívidas e como registrar reclamações por meio do Procon. A revista também oferece planilhas e sugestões para o planejamento financeiro.

“Nossa gestão tem uma grande preocupação com a sustentabilidade e o acesso à informação de qualidade. Os conteúdos disponibilizados vão contribuir para preparar os cidadãos a entenderem o que significa consumir de forma consciente e como administrar suas finanças. Além disso, o material alerta e orienta contra golpes, aos quais todos estamos sujeitos”, afirmou o prefeito Silvio Barros.

A coordenadora do Procon Maringá, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, destacou outro objetivo do órgão: contribuir para a qualidade de vida das futuras gerações. “Faremos a distribuição em eventos educativos, nos quais vamos ajudar a colocar o conteúdo em prática. Estamos programando palestras em escolas, colégios, centros sociais… Queremos que a qualidade de vida do maringaense também reflita sua saúde financeira”, comentou.

Moradora do Condomínio do Idoso, Graça Maria participou do lançamento. Ela contou que pretende utilizar a revista como guia para as compras no supermercado. “Quando chegar em casa, vou ter bastante coisa para ler e aprender”, completou.

Representando a Câmara Municipal de Maringá, o vice-presidente da Casa, vereador Sidnei Telles, parabenizou a iniciativa e colocou a Câmara à disposição. “Uma revista para as pessoas folhearem e conferirem o conteúdo, como propõe o formato, um manual, certamente terá impacto positivo na vida de muitas famílias. Estamos à disposição para parcerias em favor da qualidade de vida da população”, ressaltou.

O presidente do Núcleo de Educação Financeira da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Maringá (OAB Maringá), Lucas Raizer, que representou a sociedade civil no evento, frisou que “o material, por seu caráter educativo, pode auxiliar na prevenção de situações que comprometam a qualidade de vida da população”.

Presenças – Também participaram do evento de lançamento a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; o diretor do Procon de Mandaguari, Thiago Álvaro; o diretor de Indústria e Comércio de Marialva, Hélio Sigaki; a representante do projeto de superendividamento da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Wilma Cela; o diretor da Fomento Paraná, Roberto Carrarro; entre outras autoridades locais e representantes de instituições da sociedade civil organizada. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!