Com dificuldades para leitura, Nivaldo Pereira, paciente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tuiuti, enfrentava dificuldades no tratamento com medicamentos, sem conseguir identificar os horários corretos e os remédios adequados para cada problema de saúde. Por meio do Consultório Farmacêutico, serviço ofertado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, Nivaldo passou a ter atendimento farmacêutico personalizado. Além disso, ganhou uma caixa organizadora intuitiva com os medicamentos separados por horário.
“Tomava os remédios, mas não sabia para o que era. Não sabia se era para dor de cabeça, se era para o coração. Agora eu já sei porque estou tomando e para o que serve o remédio”, conta Nivaldo Pereira. Com o atendimento personalizado e os medicamentos separados por horário, ele consegue realizar o tratamento correto na hora indicada, o que garante efeito adequado, mais saúde e qualidade de vida.
O Consultório Farmacêutico é um serviço de saúde disponível nas UBSs Guaiapó-Requião e Tuiuti. A iniciativa promove o acompanhamento de pacientes por meio de consultas individuais, com foco na adesão ao tratamento e no uso seguro e eficaz dos medicamentos. O serviço é ofertado por um médico ou enfermeira para o paciente que demonstra dificuldade para tomar medicamentos.
Durante a avaliação, o farmacêutico busca compreender o histórico pessoal e familiar do paciente, hábitos e estilo de vida. Com uma conversa mais intimista, o profissional de saúde explica a função de cada remédio e oferece materiais de apoio, como a caixa organizadora e a lista de checagem, que ajudam a organizar o cronograma diário de medicação.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca que a atuação do farmacêutico é decisiva na qualidade do tratamento. “O acompanhamento do paciente permite identificar e prevenir problemas que interferem diretamente na eficácia do tratamento. Isso se reflete em mais qualidade de vida e segurança no uso dos medicamentos, além de evitar o desperdício de remédios distribuídos pelo SUS.”
Em Maringá, o Consultório Farmacêutico foi idealizado pela farmacêutica Larissa Zanolli e é conduzido pelas farmacêuticas Gabriela Gimenez e Raphaela Negro, que atuam nas UBSs Tuiuti e Guaiapó-Requião, respectivamente. “O atendimento farmacêutico individualizado fortalece o vínculo entre a UBS e o paciente e aumenta a adesão ao tratamento medicamentoso, reduzindo o número de consultas médicas e internações hospitalares. Estamos nos organizando para oferecer a capacitação para mais profissionais da rede e expandir o serviço para outras unidades”, afirmou Larissa.
(Texto: PMM. Foto: Keila Marques/PMM)