Offline

Em Maringá, Gustavo Xavier e Raiza Goulão faturam o Campeonato Brasileiro de MTB Maratona (XCM)
Por Administrador
Publicado em 03/09/2025 12:48 • Atualizado 03/09/2025 12:49
Ciclismo

O município de Maringá (PR) recebeu neste domingo o Campeonato Brasileiro de Maratona (XCM), reunindo os principais nomes do mountain bike nacional em uma prova marcada por alto nível técnico e um percurso bastante exigente. A competição coroou Gustavo Xavier e Raiza Goulão, dois talentos já consagrados do cross-country olímpico (XCO) que mostraram muita versatilidade ao vencer fora da sua zona de conforto.

Na disputa masculina, Gustavo Xavier confirmou sua condição de revelação do mountain bike brasileiro ao completar os 90 km de percurso em 2h52min50s, garantindo o título nacional. O mineiro Bruno Martins Lemes foi o vice-campeão, fechando a prova em 2h59min42s, seguido pelo capixaba Diogo do Nascimento Castro, terceiro colocado com 3h00min44s.

Entre as mulheres, a goiana Raiza Goulão mostrou mais uma vez sua experiência e cruzou a linha de chegada como campeã brasileira de maratona em 3h33min52s. A segunda colocação ficou com a mineira Isabella Lacerda, encerrando com 3h39min23s, enquanto Gabriela Ferolla, também de Minas Gerais, completou o pódio com 3h49min16s.

O resultado reforça a qualidade dos atletas do XCO, que mesmo fora de sua modalidade principal demonstraram grande desempenho em provas de longa distância. “É uma conquista muito especial, principalmente porque a maratona é uma modalidade que eu tenho um carinho especial. Estou muito feliz por conquistar o título. Esse resultado mostra a evolução do meu trabalho e o quanto ainda posso crescer no mountain bike”, destacou Gustavo Xavier.

Raiza Goulão também celebrou o título, ressaltando a competitividade feminina na prova. “Foi uma maratona muito exigente e com adversárias de alto nível. Cada quilômetro foi intenso, mas consegui impor meu ritmo e conquistar mais um título importante para minha carreira. Representar o mountain bike brasileiro em diferentes modalidades é sempre uma motivação extra”, afirmou a campeã.

Além da Elite, o Campeonato Brasileiro de Maratona também coroou campeões em diversas categorias oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). No masculino, os títulos ficaram com Tarik de Oliveira (Sub-30), Lucas Alves (Master A1), Rubens Junior (Master A2), Claudio Altivo (Master B1), Rodrigo Nunes (Master B2), Ednilson Cardeli (Master C1), Claudio Roberto Souza (Master C2), Valdemar Melo (Master D1), Hermes Santana (Master D2) e Ailton dos Santos (Master E 70+).

No feminino, os títulos foram para Morielle Nunes (Master A1), Janete Tedesco (Master A2), Elizângela Conceição (Master B1), Claudicira Barth (Master B2), Simone Souza (Master C1), Karoline Meyer (Master C2) e Elizete Padoan (Master D1), evidenciando a força da maratona em todas as faixas etárias e a representatividade de diferentes regiões do país.

Confira os resultados completos: LINK

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona 2025 foi uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paranaense de Ciclismo (FPC) e Clube Maringaense de Ciclismo (CMC), com apoio do Governo do Estado do Paraná através dos Jogos de Aventura e Natureza, Prefeitura Municipal de Maringá através da Secretaria de Esporte e Secretaria de Assistência Social, GO3 Suplementos, King Açaí e Sorvetes, Cicles Eliton, Bananinha Palmital, Sanepar e Rossa Cycling Uniformes. 

(Fonte: CBC Oficial)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!