A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realiza o rodízio de alguns equipamentos de monitoramento de velocidade em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de promover a educação no trânsito e prevenir acidentes. Periodicamente, serão remanejados para novos locais alguns medidores de velocidade com função fiscalizatória e displays eletrônicos de velocidade com função educativa.
Trata-se de uma ação de caráter educativo e preventivo. Os equipamentos começarão a funcionar somente após a readequação da sinalização nos novos locais e aferição com laudo, o que leva cerca de 30 dias depois da instalação. Portanto, multas não são aplicadas durante a implantação, em que os equipamentos contam com placas informando sobre o processo.
O secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, explica que os pontos de instalação são definidos com base em análises técnicas que consideram, entre outros aspectos, índices de excesso de velocidade e ocorrências de acidentes, incluindo endereços com registro de mortes no trânsito. “Não se trata da instalação de novos equipamentos, mas de uma medida que promove o revezamento de alguns deles já existentes, dentro de uma estratégia de Semob de promover a segurança viária”, explica Brito.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)